Dica para quem está procurando uma ourivesaria em Trastevere: Ivano é um ourives que trabalha em Trastevere, uma zona que era cheia de oficinas de artesãos, muitos dos quais trabalhavam para os papas, para o Vaticano.
O fato de muitos artesãos trabalharem para o papa manteve uma tradição iniciada com os imperadores, que eram extremamente exigentes, e levaram à mão de obra à um nível de excelência conhecido e admirado em toda a Europa, que no século XX ficou conhecido como o “made in Italy”.

Ourives Roma Joias Roma - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
 Ourivesaria em Trastevere – Meu coliseu, ainda não lixado!

Desde os anos ’70 Trastevere é o bairro preferido pelos artistas, pois naquela época, o bairro era ainda um pouco mal-famado e os espaços eram grandes e muito bons para serem utilizados como ateliers.

 

Ourives Roma Joias prata Trastevere 3 - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
 Anel com pérola em prata

O ourives que gostaria de apresentar aqui hoje iniciou a sua carreira exatamente como iniciava-se a trabalhar desde a Idade Média: aprendendo técnica e segredos da profissão com um mestre, quando tinha apenas 17 anos.

Ourives Roma Joias Prata Trastevere 2 - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
Anel com pedra não lapidada

Depois de servir ao exército, Ivano retornou à sua bottega, isto é, à oficina do seu maestro, e aprefeicionou a técnica, preferindo trabalhar suas comissões diretamente na cera.

Ourives Roma Joias Trastevere 4 - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
Ourivesaria em Trastevere – Fantástico anel com lápis colorido

Perguntei a ele de onde tira inspiração para desenhar suas jóias e a resposta foi imediata: “Flores. Amo as flores, as borboletas e a forma das conchas. A inspiração do meu trabalho vem da Natureza.”

 

Ourives trabalhando joias roma - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
 Ourivesaria em Trastevere – Ivano trabalhando

Muitas vezes seu trabalho pode ser considerado figurativo, muitas vezes Ivano parte de uma forma e, trabalhando suas superfícies, vazios e curvas, abstrai formas conhecidas mantendo uma linguagem muito poética, que foi o ponto de partida.

Ourives trabalhando joias roma visita guiada - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
 Lixando e finalizando a peça

Quanto à essa série com o Coliseu, diz o Ivano “são todos diferentes um do outro, é uma forma com a qual já tinha trabalhado no passado, mas que resolvi explorar de novo agora, com outros olhos; é um símbolo ao qual nós, artistas romanos, temos que enfrentar sob todos os seus ângulos a um certo ponto da nossa carrera. Este é o meu momento de dissecar o Coliseu.”.

E enquanto conversávamos, ele finalizou o meu coliseu!

anel coliseu prata ourives trastevere - Um coliseu para chamar de meu - ourivesaria em Trastevere
O meu coliseu!

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Endereço e telefone (imprescindível agendar para ser recebido)
Ivano Langella
Vicolo del Bologna, 14
tel.&whatsapp: 0039 333 420 9100

Share: