Onde ficar em Roma

Onde ficar em Roma? Como escolher a área onde se hospedar em Roma?
É impossível conhecer todos os hotéis da cidade de Roma, além de ir contra os meus princípios indicar áreas onde não colocaria ninguém da minha família. Portanto, o que indico e como tento ajudar o viajante sobre a escolha de hotel e onde  ele deve procurar, é simplesmente um conjunto de elucidações sobre os diversos bairrros para que você escolha o que melhor reflete o seu perfil!
onde ficar roma hoteis - Onde ficar em Roma

Onde ficar em Roma

Quem procura apartamento para alugar em Trastevere e outras zonas super-legais e centrais, deve falar com o Emanuele, do From Home To Rome, tudo explicadinho aqui: http://guiaderoma.blogspot.it/2016/08/apartamento-para-alugar-em-trastevere.html

MV - Onde ficar em Roma

As zonas marcadas em verde são as melhores zonas para ficar. Quanto mais perto do “miolinho” delas, e no centro de tudo, melhor! Existem também zonas muito boas fora do pitórico centro histórico de Roma, como onde moro, Trastevere, Vaticano
 
No mapa acima, veja as melhores zonas de onde escolher o seu hotel; seja por que é uma zona com muitas linhas “boas” de ônibus, seja porque é um lugar “perto de tudo” e dá pra você fazer muitas coisas a pé.

O centro é relativamente pequeno e espero que você goste de caminhar, pois o melhor jeito de conhecer Roma é a pé. Se não gosta de caminhar, têm uns ônibus pequenininhos, com capacidade para 15-18 pessoas, que cobrem boa parte da preciosa superfície do centro-histórico de Roma. Neste sentido, as áreas em verde são – para mim – o limite máximo que um viajante deveria se hospedar em relação ao centro histórico, que é, sem sombra de dúvidas, o ideal.

Por isso eu aconselho, mais precisamente, as seguintes zonas:

Centro Histórico: é maravilhoso, é por isso que você (e o mundo inteiro) vem à Roma.

Trastevere

Trastevere é muito gostoso, fica do outro lado do Rio Tevere, famoso pela atmosfera boêmia e bons restaurantes. É bem fornecido pelas linhas urbanas, tem o “8”, um tram elétrico (bondinho) que passa a cada 10 minutos. Ai, se todas as linhas funcionassem como essa, Roma seria um paraíso! Isso faz o inteiro Viale Trastevere (até a Estação Trastevere, vira à direita e sobe pros lados da Via de Dona Olimpia e a parte de trás de Monte Verde), muito viável.

Toda as zonas nos arredores do Vaticano são zonas muito boas, servidas por várias linhas de ônibus que sobem o Corso Vittore Emanuele II ( que nada mais é do que a continuação da Via Nazionale), fazem longos trechos do Lungotevere, para quem quiser também visitar Monte Testaccio ou o mercado de Porta Portese. E’ muito fácil chegar ao centro a pé onde tem as famosas praças: Fontana di Trevi, Praça de Espanha, Pantheon, etc.
A zona ao redor do Vaticano conta também com o lado da Via Gregorio VII e suas travessas. Essa zona também tem muitos ônibus que passam e é relativamente fácil chegar ao “centro-centro” de lá.

Maison Vaticana, bed&breakfast de Giselle perto dos Museus Vaticanos, zona muito bonitinha! Veja o post com mais fotos: http://guiaderoma.blogspot.it/2014/06/maison-vaticana.html

Ostiense

Viale Ostiense e o Gasômetro (perto da Pirâmide) é uma zona com preços mais populares, mas com algumas vantagens: a proximidade à Estação Ostiense (que é colegada ao Aeroporto), à Testaccio e o fato de ter duas linhas de ônibus que passam com uma boa frequência, que levam ao centro e à Trastevere.

Termini

Termini é bom mas seeeempre tenha cuidado com batedores de carteiras, aliás, prefiro mesmo a zona perto da Via Nazionale (ou Teatro dell’Opera), Via Cavour.
Evitarei o lado de Via Palestro, Via Magenta, Via Volturno, PIazza Cinquecento. Essa zona está muito degradada e não tanto segura.

Os ônibus que passam perto destas ruas têm uma rota frequente, o que ajudam o visitante que não queira caminhar muito, ou que no final do dia queira pegar um meio de transporte para voltar ao hotel.

Termini-Cavour

Da Via Cavour, se desce indo pra Santa Maria Maggiore e mais embaixo pro Coliseu, toda essa zona é excelente pra ficar!
A Zona Coliseu – Labicana é muito boa. Você fica entre o Coliseu e a Basiliaca de San Giovanni (Catedral do Bispo de Roma, que é o Papa), zona antiga, “muito romana”, talvez não para todos os bolsos. Isso inclui também uma zona que se chama “Aventino”, muito arborizada, que está no caminho do Coliseu à Pirâmide.

O Termini é ligado à Basílica de São Pedro praticamente pela Via Nazionale, onde passa o também frequente 64, o que faz tudo o que estiver neste percurso extremamente prático.

Tudo o que for “perto do estádio Olímpico”, na Trionfale, Balduina é longe demais e o serviço de ônibus não é confiável, isto é, não é frequente.

Naturalmente todas as “Piazze” são ótimas localizações.

Os meios de transporte em Roma não funcionam como deveriam, então se ficar numa zona longe do centro, voce vai ter problemas – além de não viver a atmosfera romana, que é o que você foi fazer nesta cidade, nao é verdade? Compensa ficar num hotel ou b&b mais simples, do que num 4 ou 5 estrelas afastado do centro. A menos que você queira e possa gastar dinheiro com táxi para a locomoção!

Se tiver dúvidas, escreve um comentário que eu respondo o mais rápido possível. A tua dúvida pode ajudar muitos outros viajantes!

Roma é uma cidade com muita história! Se decidir que um guia de turismo para te acompanhar e desvendar os mistérios da cidade eterna é a melhor coisa pra você, veja os passeios básicos com a melhor equipe de guias que falam português acompanhar você e a sua família: http://guiaderoma.blogspot.de/p/excursoes-com-guia-guided-tours_25.html.

Se deixei de nomear uma zona que você queira saber se é boa ou não, faça um comentário. Ao tirar uma dúvida, você está fazendo duas coisas boas: seguramente está ajudando um outro visitante de Roma que pode ter a mesma dúvida que você, e este blog a ficar mais completo!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Leia Também o post Centro versus estrelas
http://guiaderoma.blogspot.com.br/2012/10/centro-verus-estrelas.html que completa as informações contidas nesta página, focando na diferença entre escolher um hotel com muitas estrelas longe do centro, ou uma acomodação mais modesta no coração de Roma.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Conheça o bairro Trastevere de Roma, com sugestão de lugar muito charmoso de onde ficar:  http://guiaderoma.blogspot.it/2012/01/alma-de-trastevere.html +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++