
“É necessário que o antigo chegue no sangue para que exale a naturalidade instrínsica característica à vida.”
A. Canova
Canova Eterna Beleza é a exposiçao dedicada ao maior escultor do período neoclássico que abriu em outubro no Palácio Braschi de Roma e ficará aberta até dia 15/03/2020.

Quem foi Antonio Canova
Canova, artista vêneto (Possagno, 1757), após a realização do brilhante grupo escultóreo “Dedalo e Ícaro” (1757-79), obteve a chance de vir à Roma para aprofundar seus estudos.

O artista viverá no Palácio Veneza e a sua carreira artística será consolidada em 1787 com o monumento fúnebre de Clemêncio XIV, obra que pode ser vista até hoje na Basílica dos Santos Apóstolos, perto da Praça Veneza. A este monumento serguirá o de Clemêncio XIII (que tem um retrato do grande pintor alemão Anton Raphael Mengs) erguido na Basílica de São Pedro.

Em 1802 será Inspetor Geral do Estado do Estado Pontifício. Em 1809 Roma será anexada ao estado napoleônico e o papa Pio VII será exilado.
Em 1810 será príncipe da Accademia de San Luca, célebre instituição à qual eram obrigados a pertencer os artistas, a partir dos últimos anos do século XVI; em 1814 será nominado “príncipe perpétuo”, sobretudo após o retorno do Papa Pio VII, já que além da habilidade artística, Canova articulará o retorno de obras roubadas por Napoleão!
O artista morrerá em Veneza, em 1822.

Se conseguirmos minimamente imaginar o charme que a Arte Antiga exercitava desde o Renascimento, o que terá sido este momento após a descoberta e início das excavações de Herculano que Canova viveu!

Neoclassicismo, reação ao Rococó
Madalena em penitência e “Amorino” ao fundo, Canova, Eterna Beleza
O Neoclassicismo nasce no início do século XVIII, no “minuto anterior” à Revolução Francesa, portanto um momento de enorme fermento cultural, dúvidas e anseios de cunho político (mas também pessoal), aos quais não serão indiferentes a alma do artista.

Em 1748 tinha sido instituído um prêmio para que artistas franceses passassem um período em Roma com o propósito de entrar em contato com a arte antiga. Uma vez que o Grand Tour tinha se consolidado como atividade dos artistas europeus, circulavam estampas de obras de arte, que os “bolsistas em Roma” podiam, finalmente, ver e desenhar pessoalmente.

Neste período serão preferidos temas históricos (famoso o quadro do “Juramento dos Horácios”, Jacques-Louis David, realizado em 1785 , no Louvre), inspirados pela Arte Clássica.

Fundamentais neste contexto também serão os salões de Diderot (1713-1784) em Paris, que fundarão a crítica de arte moderna e a Geschichte der Kunst de Winckelmann, resumo da História da Arte dos egípcios aos romanos, que instituirá uma nova disciplina, isto é, a História da Arte.
A exposição Canova Eterna Beleza
Com a curadoria do Giuseppe Pavanello, a exposição não poderia encontrar uma sede melhor, nem uma tão boa disposição de peças, assim como a iluminação. Resumindo, está um show!

A exposição conta com 170 obras de arte, antigas e que influenciaram o grande mestre, das suas próprias mãos, mas também de artistas que absorveram a sua influência, além de quadros com imagens do seu atelier em Roma – fato interessantíssimo, já que o seu próprio atelier será inserido na etapa romana do Grand Tour!

As peças são iluminadas contra um fundo escuro ou espelhos, acentuando o volume das figuras e a queda dos tecidos. A partir dos lutadores Demóxenes e Creugas, o visitante é convidado a pegar uma vela “elétrica” para aproximá-la e observar as nuances das esculturas.
Curiosa a obra “Amor e Psiquê”, esculpida por um robot ao longo de 270h, no pátio interno do Palácio Braschi!
Gesso de Antonio Canova, Fauno Barberini, ante 1811
Outros trabalhos de Canova em Roma e Florença que você não pode perder: Monumento aos Stuart, Basílica de São Pedro; Retrato de Paolina Borghese, Galleria Borghese; Monumento a Clemêncio XIV, Basílica dos Santos Apóstolos; Atelier do Artista, Via del Babuino, 150A; Monumento a Vitório Alfieri, Basílica de Santa Cruz de Florença.
Nos arredores de Treviso (VE), há a Gypsotheca e Museo Antonio Canova. Endereço: Via Canova, 74, 31054 Possagno TV. SIte oficial https://www.museocanova.it/
Outros trabalhos de Canova na Europa: “Amor e Psiquê”, no Louvre; “Teseu e o Minotauro”, Victoria e Albert Museus, Londres; “Monumento Fúnebre a Maria Cristina da Austria”, Augustinerkirche de Viena.
Museu do Palácio Braschi: Piazza San Pantaleo, 10
Abertura: todos os dias das 10 às 19h. Abertura extraordinária: 24 e 31/12 das 10 às 14h. Até 15/03/2020
Ticket expo Canova Eterna Beleza: € 13,00 ; meia € 11,00
Há um ticket combinado para ver o circuito dos Museus de Roma (se tiver interesse, do outro lado da rua tem o Museu Barraco), a € 19,00 e € 15,00
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