Casa Internazionale delle Donne
No coração de Trastevere existe uma grande estrutura dentro de um ex-convento, que se chama Casa Internacional das Mulheres, em italiano Casa Internazionale delle Donne.
Aqui convivem dezenas de associações culturais e outras que prestam serviços à mulheres; do e para o mundo feminino.
Nos anos ’80, várias mulheres ocuparam o famoso complexo arquitetônico do “Bom Pastor” para sediar as suas atividades. Muitas associações fazem política ou têm como objetivo de sua associação um viés político, como as históricas, a associação mulheres e ciência, um grande arquivo com a história das mulheres e seus movimentos feministas que se chama “Arquivia“, infelizmente o necessário centro anti-violência contra as mulheres (muito ativo), uma revista mensal, uma associação de psicólogos entre tantos outras.
Durante os preparativos anteriores ao ano 2000, a prefeitura de Roma liberou verbas para a construção de uma pequena estalagem, uma série de quartos individuais e em grupo, para receber turistas para o Jubileu do ano 2000. Hoje este pequeno hostel ainda existe e recebe exclusivamente mulheres.
A nossa associação existe aqui dentro com o nome “Esthia” e nós nos ocupamos de cultura, oficialmente desde 2007, informalmente desde 2002.
Realizamos exposições de jovens artistas e encontros que tem como tema principal a Arte Contemporânea feita por mulheres. No nosso site voce pode ver algumas fotos com algumas exposições, no endereço www.esthia.net.
À parte tudo, do ponto de vista arquitetônico é um monumento importante, pois o grande “complexo” é um ex-convento do século XVII que hoje é um oásis de verde e paz na frenética Trastevere – Roma, numa das ruas mais antigas ligadas à peregrinagem da sepultura do apóstolo Pedro, a Via della Lungara.
A Casa Internacional das Mulheres fica na Via della Lungara 19 e de 2a à 6a oferece um almoço tipo por quilo com qualidade e preços “amigos”. É aconselhável para quem está em hotel em Trastevere ou está retornando do Vaticano para almoçar e passear em Trastevere!
Até o ano 2000 o bar-restaurante era gerenciado por Carol Milone e a Casa delle Donne não tinha siso ainda institucionalizada; a entrada era permitida exclusivamente para mulheres, num ambiente “separatista” e tinha uma atmosfera muito divertida! E por que não? Se existem os “Clubes de Caça” e outros lugares onde a entrada é só permitida a homens, a antiga Casa delle Donne era um lugar só para mulheres “confabularem” e criarem.
O restaurante “L’Una e L’Altra” oferece também um aperitivo por €10 (super na média do bairro), mas seus ingredientes são de agricultura biológica, pois quem comanda a cozinha aqui é a chef Orietta Bigonzi, vegetariana e extremamente escrupulosa na escolha dos produtos que usa.
No serviço, encontrará as meninas que servem, super simpáticas e disponíveis, Anna, Laura, Carmela e Sharon.
De todo jeito a atmosfera continua ótima e a comida nunca tinha sido tão saborosa!
Garanta a sua viagem na Itália com guia em português da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
Casa Internazionale delle Donne
Via della Lungara, 19
http://www.casainternazionaledelledonne.org/
Trastevere
Restaurante Luna e L’altra
Via San Francesco di Sales 1A
horários: das 09 às 22.30 todos os dias; fecho às 15.30 no domingo e 2a feira
Trastevere
Leave a Comment