A Coluna Traiana
Do lado de fora da área arqueológica do Foro Romano fica a Coluna Traiana, uma das maiores obras de arte da antiguidade que sobreviveu aos tempos e chegou praticamente intacto até nós!
A coluna traiana e o foro mais precioso de todos foram realizados após à conquista da Dácia, que com suas jazidas de ouro trouxe uma imensa quantidade de riquezas para o império. Esta escultura foi feita nesta altura para sublinhar a grandeza da colina que foi desbancada para a construção deste foro e continha as cinzas do imperador na sua base.
As imagens esculpidas na sua superfície são um verdadeiro documento sobre a estratégia da arte da guerra do tempo do imperador Traiano. A coisa mais difícil: temos que imaginá-la toda colorida, como foi realizada originalmente!
Do ponto de vista da História, vemos como funcionava uma campanha do exército romano no tempo de Traiano: desde a travessia do rio Danúbio sobre barcos, à construção da ponte sobre este rio (pelo Apolodoro de Damasco!), à como montavam o acampamento, aos sacrifícios aos deuses que eram realizados para consagrar o acampamento, à luta corpo-a-corpo, à prisão dos inimigos, os discursos do imperador, o imperador (que aparecem bem sessenta vezes representado!) discursando aos seus homens, até o assassinato do chefe dos dácios, Decébalo, sua decapitação e a prisão de seus filhos – nas 115 imagens realizadas.
Do ponto de vista artístico, é admirável a concepção de uma escultura deste gênero, a execução das cenas com seus personagens representados em diferentes planos no espaço, os ambientes em que foram posicionados os personagens, a fluidez e expressividade das cenas e representam um dos pontos altos da evolução da arte helenística.
Leave a Comment