subterraneos praca navona estadio domiciano vista rua - Subterrâneos da Praça Navona

A Praza Navona possui uma curiosa área arqueológica nos subterrâneos da Praça Navona, de fácil acesso e normalmente sem filas para entrar. Os subterrâneos da Praça Navona ficam a aproximadamente 8m abaixo do nível da rua e em parte podem ser vistos do lado Norte da Praça, o lado do “semi-círculo”.

Os maravilhosos arquitetos que trabalharam em Roma e a transformaram em um centro-histórico que atrai pessoas do mundo inteiro para apreciar a sua beleza, às vezes tiveram uma ajudinha do passado, como é o caso da Praça Navona, construída sobre os restos do Estádio de Domiciano, que hoje são visitáveis.   A palavra “estádio” vem do grego, stadion, e era uma unidade de medida que correspondeva a 180m, utilizada na mais importante das competições esportivas do mundo helênico.

História e arquitetura do Estádio de Domiciano, futura Praça Navona

No I séc. d.C. este espaço ficava no chamado “Campo Marzio”, ao norte dos Fóruns. O imperador Domiciano construiu o seu estádio para hospedar competições esportivas em homenagem ao deus Júpiter Capitolino. Na lista de competições “em estilo  grego”, eram também previstas música e poesia, e para tanto foi construído o Odeon.

maquete Stadio domiciano praca navona guia brasileira 1 - Subterrâneos da Praça Navona

Maquete dos subterraneos da Praça Navona

O “Estádio de Domiciano” media 275 x 106m e a sua forma consistia num longo retânglo com um dos lados curtos que acabava num meio-círculo, com todo o perímetro sobre duas ordens de arcadas.  A entrada dos espectadores era através dos lados longos e do semi-círculo.  A capacidade total acredita-se ter sido de 30.000 espectadores.

subterraneos praca navona estadio domiciano guia brasileira 1 - Subterrâneos da Praça Navona

Corredor dos subterrâneos da Praça Navona

Com a queda do império, seus mármores foram utilizados em outros monumentos e os espaços foram utilizados como armazéns ou estábulos. Na Idade média moradias foram construídas sobre as ruínas e no final do século XV o papa deslocou o mercado do Capitólio para cá.

 

torso estadio domiciano subterraneo praca navona 1 - Subterrâneos da Praça Navona

Torso dos subterrâneos da Praça Navona

É comum ver hoje ruínas de templos, termas e circos em vários lugares do império e das suas colônias, mas as ruínas em mármore e tijolos de um estádio fora do mundo grego, só mesmo aqui, embaixo da Praça Navona.

subterraneos praca navona estadio domiciano exposicao 1 1024x437 - Subterrâneos da Praça Navona

Esculturas dos subterrâneos da Praça Navona

subterrâneos da Praça Navona: As escavações no século XX

Nos anos ’30 do século XX foram realizadas várias descobertas importantes em Roma sobre o passado imperial glorioso, e essa foi uma delas.
Roma é fundamental para entender o que foi o final do Império Romano, e aqui vemos na prática, no mármore e no tijolo, um pouco do que este fato grandioso da nossa história significou.

Subterrâneos da Praça Navona

Estes subterrâneos ficaram por muitos anos abandonados até que realizaram uma licitação para orgranizar as ruínas em uma pequena área arqueológica visitável e, faz tão pouco tempo, acho que não são mais de dois anos que está aberta ao público nesta forma.

Nos arredores da Praça Navona existem museus que valem muito à pena ser visitados, como o  Palácio Altemps ou o Museu Barraco. A escolha de restaurantes é vasta, assim como a de sorvetes; famoso e ainda bom é o “Tre Scalini”, diretamente na Praça Navona.

Piazza Navona Subterrâneos
Via di Tor Sanguigna,1
Abertura: todos os dias das 10 às 19h
Entrada: € 8; meia € 6 (inclui audioguia em ingles ou italiano)

Tre Scalini, sorvete no centro histórico de Roma
Piazza Navona, 30-35

Não perca a essência de Roma! Para fazer seu tour com uma guia profissional em português basta pedir seu orçamento através da página guia brasileira em Roma

Share: