sao joao florentinos guia brasileira roma - São João dos Florentinos
São João dos Florentinos é uma igreja de Roma que fica na parte noroeste do Campo Márcio (perto do Vaticano e do Castel Sant’Angelo) e foi construída pela comunidade florentina que viveva em Roma sobre uma antiga igreja que se chamava Santa Maria della Fossa e consagrada em 1504. A igreja foi restaurada em 1727 e 1888.
sao joao florentinos guia brasileira roma - São João dos Florentinos
A zona na qual foi construída é muito especial, pois no período dos reis (VIII a.C.) aconteciam aqui no mês de Julho corridas de cavalos rituais em trigas a cada 100 anos que tinham o objetivo de equilibrar a energia telúrica.
sao joao florentinos nave central - São João dos Florentinos
No período do Renascimento aqui perto existia o “Consulado Florentino” e moravam várias famílias florentinas que mantinham atividades econômicas com o Vaticano, eram os primeiros banqueiros – o mais famoso deles aqui era Agostino Chigi (veja post sobre a Villa Farnesina). Além disso, a Via Giulia tinha acabado de ser construída pelo Papa Julio II para faciliar a pelegrinagem em direção à Basílica de São Pedro.
San Giovanni Fiorentini cupola guia brasileira - São João dos Florentinos
São João dos Florentinos
A igreja tem uma fachada monumental realizada por Alessandro Galilei no século XVIII. Seu interior é sóbrio e elegante, e a nave central possui colunas em pedra serena (dos arredores de Florença).
sao joao florentinos batismo Raggi - São João dos Florentinos
A segunda capela da direita possui afrescos de Horácio Gentilleschi (o pai da famosa pintora caravaggesca Artemisia Gentilleschi). O altar foi realizado pelo Borromini e o relevo com o batismo é do Raggi.
Ainda digno de nota é o afresco do teto da Capela Sacchetti, do Lanfranco, que “fura” o teto.
San Giovanni Fiorentini afresco Lanfranco - São João dos Florentinos
Aqui repousam os restos mortais do grande Francesco Borromini e do personagem da alta sociedade romana do século XVIII, o Marquês do Grillo. A quarta capela da direita possui um quadro, palla d’altare, de Carlo Maratta.
San Giovanni Fiorentini sao jeronimo penitencia - São João dos Florentinos
Non è por nada não, mas esta é mais uma das igrejas-museus da cidade de Roma.  Aproveite para vistiá-la na volta da sua estadia nos Museus Vaticanos ou Castel Sant’Angelo!
A sua estadia será definitivamente inesquecível se visitar a cidade com uma guia de turismo de alta qualidade, peça um orçamento: https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato
Endereço: Piazza dell’Oro esquina com Corso VIttorio Emanuele II
Share: