Borromini (1599-1667) foi um grande arquiteto que representa o ápice do Barroco Romano, junto com Bernini.
![Borromini, o ápice do Barroco Romano borromini sant ivo sapienza - Borromini, o ápice do Barroco Romano](https://www.romaemportugues.com.br/wp-content/uploads/2018/10/borromini_sant_ivo_sapienza.jpg)
Fachada de Sant’Ivo alla Sapienza, Borromini
O Barroco entre as atrações principais de Roma
Roma tem 4 pontos fortes, extremamente ligados entre si, que são a história antiga (Arte e Arquitetura), as primeiras basílicas cristãs, Michelangelo e o Barroco. Aproveitar cada aspecto desta cidade significa compreender, pelo menos em linhas gerais, a riqueza que ela oferece e sair daqui com uma bagagem cultural muito enriquecida.
![Borromini, o ápice do Barroco Romano borromini patio sant ivo sapienza guia brasileira roma - Borromini, o ápice do Barroco Romano](https://www.romaemportugues.com.br/wp-content/uploads/2018/10/borromini_patio_sant_ivo_sapienza_guia_brasileira_roma.jpg)
Pátio de Sant’Ivo alla Sapienza, Borromini
Em palavras simples, tentando resumir o “irresumível”, o Barroco é um estilo que vai ser concebido junto com a Contra-Reforma no final do século XVI, em resposta à ascensão do Protestantismo, que “tinha roubado” muitos fiéis da igreja católica. Este estilo vai influenciar a arquitetura, a pintura e a escultura; a este ponto, o Renascimento já estará completando quase 200 anos de idade e todas as leis da perspectiva já terão sido há muito tempo teorizadas e exercitadas em edifícios maravilhosos, inspiradas na arquitetura antiga e terão aberto um mundo de possibilidades na modelação de espaços e e na urbanística – estamos falando de Florença.
Entretanto, o “período da maravilhosa certeza renascentista que o “Homem é a medida de todas as coisas” vai ser profundamente abalado e dar lugar a incertezas que vão inspirar a arte e a arquitetura no fantástico período denominado “Barroco”: das linhas retas, passaremos às linhas curvas, aos volumes e geometrias heterogêneas. Será na descontinuidade nas linhas côncavas e convexas e na superfície irrequieta da arquitetura que encontraremos a genialidade de Borromini; a espiritualidade interiorizada e profunda que nos eleva, a começar pelo trajeto que o olhar é induzido a percorrer no interior dos seus edifícios. Borromini é o ápice do Barroco romano que você vai adorar descobrir em Roma.
O Barroco romano
O Barroco romano, que sou obrigada a relembrar aqui, não é por nada deste mundo comparável ao que temos em Minas Gerais! O Barroco aqui utilizará as técnicas re-descobertas durante o Renascimento, e irá muito além com a utilização de ilusões de ótica e as falsas perspectivas e apresentará em uma versão mais popular e uma versão mais refinada para a elite romana, que é onde queremos nos concentrar neste post: a arquitetura de Borromini.
Se eu assisto a um espetáculo, o que impede que eu mesmo também seja o protagonista de um espetáculo? Não apenas os clássicos aspectos do Barroco estarão presentes aqui em Roma, como as famosas linhas sinuosas, mas a teatralidade dos monumentos terão um lugar privilegiado na construção de edifícios e monumentos.
Quem foi Borromini e a sua contribuição à Arquitetura
Francesco Borromini (1599-1667) crescerá num clima religioso de ascetisimo de Carlo Borromeo e com a sua arquitetura exprimerá o desejo de transcender a matéria.
![Borromini, o ápice do Barroco Romano Borromini altar sant ivo sapienza guia brasileira roma - Borromini, o ápice do Barroco Romano](https://www.romaemportugues.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Borromini_altar_sant_ivo_sapienza_guia_brasileira_roma.jpg)
Altar de Sant’Ivo alla Sapienza, Borromini e o Barroco romano
A sua linguagem utilizará uma simbologia quase hermética e a modelação do espaço borrominiano tenderá muitas vezes a contraí-lo ao invés de dilatá-lo. A sua inspiração será o mundo antigo romano e Palladio; mas em Palladio a geometria é clara e transparente e em Borromini exigerá um esforço do observador que não terá como decifrá-la, se não diante dos desenhos dos seus projetos!
![Borromini, o ápice do Barroco Romano cupola sant ivo sapienza borromini guia brasileira - Borromini, o ápice do Barroco Romano](https://www.romaemportugues.com.br/wp-content/uploads/2018/10/cupola_sant_ivo_sapienza_borromini_guia_brasileira.jpg)
Cúpola de Sant’Ivo alla Sapienza, Borromini e o Barroco romano
A criatividade e habilidade com a qual ele manipulerá a divina geometria será de cair o queixo. Exemplo típico é a obraprima de Sant’Ivo alla Sapienza, onde o grande mestre utiliza como planta baixa a sobreposição de dois triângulos (que representam a Santa Trindade) e recorta as capelas com semi-circulos que darão uma incrível dinamicidade com linhas côncavas e convexas na estrela de seis pontas, resultado da sobreposição dos triângulos.
O efeito dos seus edifícios sobre nós, observadores, é de introspecção e misticismo e a presença divina é sugerida através da luz filtrada nas janelas da cúpola.
Outras maravilhas dignas de nota deste grande arquiteto que falaremos mais pra frente aqui são: San Carlino alle Quattro Fontane, Santa Inês, a escadaria do Palácio Barberini, o edifício de Propaganda Fide.
Reserve seu tour “Borromini para Apaixonados” com uma equipe de guias que estuda Roma há anos para aproveitar o que Roma oferece: https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato
Leave a Comment