Não é um segredo que sou apaixonada pela história antiga e tardo-antiga, mas com a grande exposição sobre Bernini que comemora os 20 anos da re-abertura da Galleria Borghese, chegou o momento de falar do período Barroco, inciando a instigar a sua curiosidade através do homem que foi o maior representante deste período ou estilo: estamos falando do grande Bernini, que é capaz de causar tanto estupor e admiração entre espertos ou leigos em arte!
Expo comemora 20 anos do restauro da Galeria Borghese
Bernini viveu entre 1598 e 1680 seus longos 82 anos e sobreviveu 8 papas!
Quem foi Gian Lorenzo Bernini
Chegou até nós uma anedota sobre o início da sua carreira, já no início da sua adolescência, quando foi levado ao papa Paulo V, curioso para conhecer o tal jovem genial. O papa então pediu a ele que desenhasse uma “cabeça”. E o jovem Gian Lorenzo respondeu “Que tipo de cabeça?”, mostrando que conhecia as diferentes representações entre um Cristo, um profeta, um apóstolo, etc.; já naquele período Bernini tinha sido comparado ao grande gênio do Renascimento, Michelangelo, pelo papa e pelo Cardeal Scipione Borghese.
Bernini é descrito pelas pessoas que o conheceram como um homem de baixa estatura, magro e elegante, com olhos pungentes e brilhantes; seus raciocínios eram extremamente velozes e o seu modo de falar era refinado e continha muitas vezes um duplo sentido, uma grande ironia.
É o artista que sabe fazer apaixonar os papas, nobres e reis. Bernini será amigo de Cristina da Suécia, rainha protestante que abdica ao trono a favor do Catolicismo (esta história é já um capítolo que deve ser escito separadamente!), vem morar em Roma (no Palácio Corsini de Trastevere) e faz e acontece na vida cultural romana do século XVII. Bernini foi à França e preparou o modelo para a estátua equestre de Luis XIV, que nunca foi realizada, mas cujo modelo podemos apreciar na coleção da Galleria Borghese.
Obras principais de Gian Lorenzo Bernini
Apesar de ser um escultor e arquiteto, Bernini era louco pela pintura e seu trabalho, uma vez escrutinado pelos últimos históricos da arte, pode ser considerado como uma escultura que tem uma forte inspiração na pintura, quase em uma tentativa impossível de imitá-la – e vemos isso facilmente nos infinitos e milimétricos detalhes das suas esculturas e na intenção em definir os diferentes materiais representados: uma folha, a carne humana, um tronco de árvore. Observe “Dafne e Apolo”, por exemplo.
Além de esculturas, obras de arquitetura e pinturas, Bernini realizou cenografias e escreveu 22 comédias!
Um homem com estas características finalizou e transformou a basílica de São Pedro como nós a conhecemos hoje, com seu altar e cattedra de San Pietro, com o baldaquim, com as quatro esculturas na base das colunas que sustentam a cúpola.
Barroco , para quem chega da Florença Renascentista
Para quem chega de Florença em Roma, nada mais natural do que imergir-se no mundo Barroco, que foi uma consequência natural do Renascimento, e mais do que natural, sobrenatural, pois o Barroco vai propor ilusões de ótica e falsas perspectivas, e tudo isso faz com que este estilo seja muito sedutor. Aliás, sedução é a palavra de ordem do período da contra-reforma, para não deixar de mencionar o papel fundamental que a arte vai exercer nas discórdias entre católicos e protestantes – tema que vai ser aprofundado logo mais neste blog.
Onde ver as obras de Bernini em Roma
Leave a Comment