O “chamado” templo de Rômulo no Fórum Romano localiza-se na “Via Sacra” do Fórum Romano e é um original do IV século d.C..
Arquitetura e história do Templo de Rômulo no Fórum Romano
O templo de Rômulo, até segunda ordem, é um templo circular, construído em tijolos no IV século d.C.. O edifício é coberto por uma cúpola, posui uma fachada côncava, com nichos para decoração estatuária.
Provavelmente após à morte do Imperador Maxêncio, o imperador Constantino rebatizou o edifício em Templo de Júpiter
O portão em bronze, original do IV século, há duas colunas de pórfido vermelho aos lados e batentes com uma rica decoração em mármore.
A transformação em sacrestia na Idade Média
No século VI, o espaço atrás deste templo onde ficava parte do templo da Paz, foi transformado em igreja dedicada aos Santos Cosmo e Damião e a partir daí o templo de Rômulo foi transformado em sacristia da nova igreja.
Interior do Templo de Rômulo hoje: exposiçao de peças do Fórum Romano
Hoje em dia podemos apreciar afrescos cristãos no seu interior e peças em mármore que representam Cástor e Pólux (filhos de Leda e Zeus) que decoravam a Fonte Giuturna do Fórum Romano.
É também possível admirare parte do interior do templo do alto dos 6m da Igreja de Cosma e Damião, que tem a entrada do lado da rua dos Fóruns Imperiais. Foi colocada uma parede de vidro para que isso fosse possível.
A partir de 2018 o interior deste templo é visitável exclusivamente com o ticket SUPER:
Tickets €24 – dá direito ao Coliseu, Palatino com entradas aos monumentos: Aula Isiaca, Museu do Palatino , Mansão de Augusto, Mansão de Lívia, Igreja de Santa Maria Antiqua, o chamado Templo de Rômulo.
Leave a Comment