Esta matéria fala sobre a Escada Santa, um santuário medieval importantíssimo!

“NON EST IN TOTO SANCTIOR ORBE LOCUS”
Não existe nenhum lugar mais santo do que este no mundo

Sancta Sanctorum 3 - Escada Santa, santuário medieval
Afresco de Pedro e Paulo com o Papa Nicolau III

Se não soubéssimos da história deste edifício, passaríamos batido para entrar na Catedral de Roma, pois a relativamente “pequena” fachada da construção que abriga relíquias importantíssimas da Igreja não se destaca no meio da monotonia dos palácios umbertinos dos arredores.

Sancta Sanctorum 2 - Escada Santa, santuário medieval
O teto com os símbolos dos evangelistas

Aqui, a partir do VIII século formou-se o que ficou conhecido com o lugar mais devocional, mais sagrado e íntimo do catolicismo, construído pelo papa Zacarias VIII: a Sancta Santorum. As relíquias que encontravam-se aqui eram o crânio de Santa Inês, o prepúcio de Cristo, e os crânios de São Pedro e Paulo.

Sancta Sanctorum 1 - Escada Santa, santuário medieval
Altar da Sancta Sanctorum com as relíquias

A tradição também nos diz, que as escadas que os fiéis hoje sobem de joelhos, teria sido a escada sobre a qual Jesus foi julgado por Pôncio Pilatos.

Interessante que a planta baixa deste edifício sui generis foi inspirada numa simples planta basilical – e aqui começamos a entrar em contato com a sofisticação de Domenico Fontana, o preferido do Papa Sisto V, que mandou reformar esta construção. Cinco lances de escadas levam ao santuário dos santuários;  no alto encontramos duas capelas: à esquerda dedicada à São Silvestro e à direita, São Lourenço.

Sancta Sanctorum cosmatas - Escada Santa, santuário medieval
Assinatura dos Cosmatas

A arquitetura do interior da Sancta Sanctorum ainda é a mesma do Papa Nicolau III Orsini (1277-1280), com uma planta quase quadrada e teto abobadado  e maravilhosas coluninhas salomônicas e afrescos com representação dos santos Pedro, Paulo, Inês, Nicolau e Lourenço, de ambiente pré-cavalliniano.

No altar ainda encontra-se uma imagem acheiropoieta, isto é, “não feita pelas mãos”, datada do VI século, que era utilizada em procissões importantes.

Fiel ou não, uma grande emoção!

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Share: