A cidade de Roma está localizada a uma altura média de aproximadamente 20 metros acima do nível do mar, em uma vasta planície, limitada a oeste pela costa do mar Tirreno e ao leste com as primeiras cadeias montanhosas dos Apeninos. Em geral, podemos dizer que o clima de Roma é temperado, com valores muito suaves no litoral, e moderadamente frio, especialmente no inverno nas áreas internas – Roma é uma cidade muito úmida!
Vamos ver mais ou menos a descrição das estações e o que vestir em cada período:
Primavera:
Esta época em Roma pode ser muito variável. A instabilidade do ar dá origem a fenômenos e locais de intensas trovoadas. Em geral, de manhãzinha é frio, na hora do almoço é quente, temperatura que chega à 20, 21°, mas depois cai com a tarde. É o período onde temos que prestar mais atenção em não nos resfriar!
O início da Primavera traz temperaturas ainda baixas de manhã e ao cair do sol, mas a temperatura aumenta com a ascenção do sol, para depois cair de novo.
Clima de Roma
Março é o mês apelidado de “Marzo pazzo” , isto é o Março louco de Roma, pois pode ter chuva de granizo, solzão, ou ser cinza e chuvoso. A temperatura mínima é de 6° e a temperatura máxima de 18°. Temos que nos vestir com várias camadas para nos sentirmos bem ao longo do dia.
O início da Primavera tem muito vento, fazendo com que o clima seja instável, com o avanço da época a temperatura é estabilizada e o clima é ameno.
Em maio, o clima tende a se estabilizar, com ondas de calor possível e tempo claro intercaladas com um friozinho nas horas mais altas da tarde.
Como vestir-me na Primavera:
Jeans ou uma calça de lã fina podem dar conta do recado. Se forem friorentos, tem que usar uma ceroula e camisetinha embaixo da camisa para esquentar!
Em Abril chove muito, é bom ter uma capa daquelas levinhas que a gente coloca na bolsa; naturalmente sapatos fechados, bons para caminhar são o ideal!
Em Maio as chuvas devem ter parado e as temperaturas na hora do almoço aumentam bastante; a gente tira o casaco, malha e pode ficar de camiseta! Com o passar das horas, lá pelas 16h, 17h, começa a esfriar de novo e a gente veste tudo. De noitinha ainda pode ficar frio, e apesar de já vermos muitas mesinhas de restaurantes na rua, de noite ainda faz frio!
A primeira metade de Junho já é praticamente “verão“. O tempo têm estado muito louco, não como era antigamente, mas este período já começa a ser bem quente! Camisetas e até bermudas podem ser necessárias. Aqui a gente caminha muito pela cidade inteira – por isso aconselho sempre sapatos confortáveis para não cansar nem machucar os pés.
Ah! Sapatos novos em viagens: cuidado ao comprar sapatos novos para a viagem, pois eles podem causar bolhas e darem trabalho em viagem. Se comprar sapatos para a viagem, amacie antes e veja se ele aguenta o tranco!
Clima de Roma – Verão:
A alta pressão que garante um elevado número de horas de luz do dia e, assim, um consequente aumento da temperatura do ar (que entretanto não é diretamente aquecido pela luz solar, mas que é aquecido pelo calor contido no pavimento) provoca um efeito de rotação e compressão ar-se em camadas mais baixas. Em consequência disso, podemos ter um aumento de temperatura, causado também pela umidade; pode ser cansativo ficar muitas horas exposto ao sol e à umidade.
O final de Junho, Julho e Agosto têm tido temperaturas muito quentes, que podem chegar à 37°C e noite também bem quentes.
Como vestir-me no Verão de Roma:
Quando o verãozão chega, bom mesmo é estar de bermuda, shorts ou vestido de alcinha… mas lembrem que você só pode entrar nas igrejas com ombros e joelhos cobertos, isto é, para entrar em 99% do patrimônio cultural do centro-histórico você tem que ter (no caso dos homens) uma camiseta e uma bermuda abaixo dos joelhos, e no caso das mulheres um lenço para cobrir os ombros; minissaia nem pensar! Na verdade, até chinelos de dedo (amados pelos americanos) “não são bem vistos” pelos responsáveis das igrejas; nos lugares muito cheios de gente, como por exemplo a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, você pode tomar pisões no pé nada agradáveis! Reflita se chinelo é sapato para ir a museus!
Aposte nos tecidos leves, cubra a cabeça e se possível, tenha também um chapéu ou boné para as horas de sol quente, isto é, das 09h às 17h!
Clima de Roma – Outono:
No final da temporada de verão no mês de setembro, a circulação atmosférica assume uma forte instabilidade. Nessas situações, Roma é afetada por uma queda de temperatura, seguida ao longo da temporada por uma diminuição progressiva da pressão e um aumento significativo na precipitação, com um pico em novembro (112 milímetros), o que pode fazer com que as temperaturas mínimas subam poucos graus e haja um leve aumento da temperatura média. À medida que entramos na estação, principalmente no final de novembro e início de dezembro, a cidade é muitas vezes mais exposta à invasões de ar frio, principalmente do Norte / Nordeste, que trazem uma redução considerável na temperatura, ventos fortes e céu claro. Podemos ter dias lindos com sol, apesar do frio.
Como vestir-me no Outono de Roma:
O Outono aqui em Roma é maravilhoso, pois não faz aqueeele frio – lógico, a temperatura cai, mas uma malha basta para o início e o final do dia, pois na hora do almoço o sol ainda esquenta bem!
De noite, no começo de Outubro, já me vesti errado e passei frio! O pessoal é que se vestiu bem: precisava de uma malhinha, pois apesar da temperatura não estar muito fria, quando venta a gente sente frio, sim!
Olha esta foto que fizemos quando comemoramos o aniversário de Giulia, a minha melhor amiga, nos primeiros dias de Novembro, na área arqueológica da Villa dei Quintilli:
Inverno:
Depressões no início da época são freqüentes e intensas que se originam no Golfo da Ligúria e afetam o clima de Roma. Com o avanço da temporada diminuem gradualmente para um mínimo em Janeiro, que têm um certo nível de pressão alta. E assim foi por muitos anos. O que temos observado é uma estação muito chuvosa. Em 2009 choveram 88 dias durante o inverno!
O mês seguinte, fevereiro é muitas vezes caracterizado pela predominância de alta pressão, resultando em fortes incursões de ar frio da Sibéria, resultando em uma diminuição na temperatura, ventos que limpam o céu da nuvens e proporcionam uma luz particularmente intensa perto das horas em torno ao meio-dia, com possibilidade de ver as montanhas de Frascati do centro de Roma.
Nesta situação, os Apeninos desempenham um papel crucial, uma vez que divide o Tirreno do Adriático, favorecendo um forte vento frio com céu limpo na “metade” do Tirreno e chuva forte e neve na parte “Adriática”.
Como vestir-me no Inverno de Roma:
No Inverno tem muita chuva aqui! Sapatos impermeáveis, malhas e capas são normalmente necessários. Às vezes o céu limpa e dá dias lindos, mas a tramontana, uma corrente de vento muito frio que chega do norte, pode atacar a qualquer momento, e aí a gente gela mesmo. Ceroulas “obrigatórias”, meias grossas de lã, botas e casacão impermeável por cima de tudo e não tem outro jeito!
Leave a Comment