
A chuva de pétalas no Pantheon em Roma acontece ao final da missa das 10:30h no feriado de Pentecostes, que em 2018 acontecerá no dia 20/05.
Na antiguidade, durante este período, comemorava-se o final da colheita; na era cristã, Pentecostes é a festa que comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, 50 dias após à Ressurreição do Cristo.
Acredita-se que a tradição da chuva de pétalas no Pantheon tenha tido início no mesmo ano em que o Imperador Bizantino doou este edfício ao papa, que o transformou e consagrou em uma basílica dedidada aos mártires, isto é, 609 d.C.!

Quando acontece a Chuva de pétalas no Pantheon
A missa na qual este evento maravilhoso acontece inicia às 10.30h e é necessário chegar cedo (não depois das 09:30h) para poder entrar no edifício, pois a presença de fiéis e curiosos é numerosa neste dia! O corpo de bombeiros é responsável pelo ato de jogar as pétalas através do óculo do Pantheon.
A maior parte dos fiéis fica ao fundo de pé; bem na frente há lugares reservados.

A tensão no ar durante este evento é presente desde o início da missa e em alguns momentos já é possível ver a presença dos bombeiros ao redor da abertura.
Vale à pena a espera, pois é um momento único fazer a experiência de partecipar deste momento para quem ama a cidade de Roma e um dos seus monumentos mais importantes.
Assim que o corpo de bombeiros incia a “chuva”, acontece o êxtase total dos partecipanetes, criando este momento mágico e inesquecível, que acaba com todo mundo muito emocionado!
Fotografamos, caminhamos recolhendo pétalas do chão com sorrisos imprimidos no rosto, sorrimos a todos, é um evento muito especial!
Saiba mais sobre o Pantheon aqui: https://guiaderoma.blogspot.de/2011/12/o-pantheon.html. Para que você possa entender o que vê em Roma, uma cidade com uma história tão interessante e densa, aproveite a sua visita com uma guia autorizada em português!
O Pantheon fica na Piazza della Rotonda, no centro histórico de Roma.
Leave a Comment