Roma em Português

Mostra do Bernini na Galleria Borghese

Mostra do Bernini na Galleria Borghese

  Mostra Bernini Galleria Borghese, guia brasileira em Roma

A exposição está linda e a Galleria nunca esteve tão bonita com tantas obras do grande maestro que praticamente “nasceu” com este espaço espositivo ideado pelo grande Cardeal apaixonado por arte, Scipione Borghese. A exposição comemora os 20 anos da reabertura da Galleria após o restauro.
Desnecessárias as apresentações desta galeria-museu tão especial, pois já temos um post sobre a Galleria e algumas das suas obras principais.
Bernini em Roma, guia brasileira
Perfeito o percurso do ponto de vista filológico, desde a maravilhosa Capra Amaltea(por muitos anos considerada uma escultura helenística), passando pelos trabalhos a quatro mãos com o pai, o famoso colchão do hermafrodita (este sim, helenístico), até os crucifixos e os Salvator Mundi (um de uma coleção americana e outro de uma igreja de Roma).
Satan Bibiana, Bernini, guia brasileira em Roma
Imperdíveis os modelos em argila; cristalização de todo o seu pensamento e raciocínio antes de realizar a figura em mármore, que já demonstram a graça, expressividade e sensibilidade características do seu trabalho.
São Sebastião, Bernini, guia brasileira em Roma
A sensação que temos ao caminhar no interior da Galleria Borghese neste momento é que ela está feliz por estar no máximo da sua forma com tantas obras do grande Mestro Bernini.
Hermafrodita, guia brasileira em Roma
Neste caso é interessante iniciar do primeiro andar, para depois subir ao segundo; aliás, para quem tem a possiblidade, dado o número de esculturas a serem vistas e o pouco tempo à disposição, seria aconselhável concentrar-se nas esculturas que não “moram” aqui, pois a permanência na galeria é de duas horas medidas no relógio com avisos por autofalantes que expulsam o visitante quando o tempo acaba.
Constanza, Bernini, guia brasileira em Roma
Não por estarem em posição de grande destaque no salão principal do primeiro andar, mas por serem realmente muito especiais, “As Estações” de Pietro Bernini (seu pai) nos fazem compreender o ambiente em que o jovem Gianlorenzo vai crescer e se “alimentar” para desenvolver seu talento. Este trabalho foi uma comissão para decorar fontes de uma mansão que não existe mais e ficava perto da Praça da República.
Modelo em Argila da Fonte dos Quatro Rios, guia brasileira em Roma
 Digno de nota é o “Fauno infastidito dai putti”, realizado com o pai, mas já com todo o concentrado da carga teatral e a riqueza em detalhes da natureza e das características humanas que o gênio vai desenvolver brilhantemente com o tempo.
Para quem a conhece no seu ambiente natural, é curioso ver a Santa Bibiana aqui, a primeira escultura “vestida” realizada por Bernini no meio da numerosa companhia pagã e sem a fonte de luz à qual é dirigido o seu olhar. Lânguido o Sebastião, nos faz lembrar as anedotas famosas que se contam sobre como Bernini causava dores ao seu corpo para poder observar a mudança dos músculos faciais causados pelas contrações – e aqui percebemos em parte a herança do grande Caravaggio, e recebida e eximiamente elaborada por Bernini.
Capra Amaltea, Bernini, guia brasileira em Roma
Dos bustos, nada é comparável à beleza e intensidade de “Costanza”, sua amante. Pungente o crucifixo em bronze de Toronto: uma obra que possivelmente comoveria até ateus!
Crucifixo, Bernini, guia brasileira em Roma
É o momento perfeito para quem deseja se aproximar do Barroco ou ver uma série de esculturas geniais das mãos do Bernini, que estudou os maestros antigos e renascentistas e que nos prova definitivamente a capacidade da Arte em transcender a matéria e nos levar cosigo.

Até dia 04.02.2018
Endereço: P.zzale del Museo Borghese
Horário de abertura: De 3a à domingo, das 8.30h às 19.30
Reservas obrigatórias: 06 32810
Site oficial: www.galleriaborghese.it/
Tickets 22
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *