Gostaria de parar de novo e escrever mais claramente sobre LOCALIZAÇÃO DE HOTEL EM ROMA (Centro versus estrelas).
Roma é diferente de tudo o que você ja viu na sua vida, além de ser um lugar com muitas atrações turísticas. O funcionamento da vida, tudo, tudo, tudo é diferente em Roma. Por isso eu convido os leitores a deixarem de lado a busca por aparente “conforto” durante a viagem por aqui (como estar em um hotel 4 ou 5 estrelas, se estes não forem muuuito perto do centro) a favor da ideia de conhecer melhor Roma, afinal toda essa viagem você está fazendo para conhecer uma cidade nova e o que ela oferece de especial.
Os romanos são muito parecidos com os brasileiros, tem um modo muito bom de receber o estrangeiro e amam brasileiros. O grande problema romano está nos serviços, pois não são eficientes e treinados como os paulistas, nem necessariamente bem-humorados, ainda que saibam que o viajante não está fazendo um favor ao prestador de serviços, quando este o recebe: está trabalhando. Por isso escrevo este blog há anos. Gostaria de poder proteger o viajante brasileiro de coisas desagradáveis que podem eventualmente acontecer durante a viagem, mas que são por sua vez facilmente contornáveis, de modo que tenham uma estadia perfeita.
Utilizar a piscina de um hotel em Roma, sobretudo se o hotel não está no centro, é uma possibilidade remota, com as tantas atrações que Roma oferece. Aqui, você vai querer acordar cedo e ir bater perna, ver que maravilha é esta cidade, em vez de ficar numa piscina. O objetivo do jogo é chegar tao cansado no hotel, que você só toma um banho e cai na cama para acordar cedo e sair caminhando no dia seguinte.
Assim aconselho que em vez de estrelas e conforto, o viajante escolha um bom bed&breakfast, mas BEM no centro, para que possa fazer tudo a pé, evitando táxis e onibus. As zonas privilegiadas são (se ao redor de Termini), para baixo de Via Cavour (inclusive, Santa Maria Maggiore), Trastevere, Vaticano, além de centro, naturalmente (veja imagem da página http://guiaderoma.blogspot.com.br/p/hoteis-em-roma.html para se certificar da tua escolha!).
Voce vai notar que lendo com atenção estas linhas, não vai ter que precisar perguntar a ninguém se a localização do teu hotel é boa ou não, pois, volto a dizer, o conteúdo deste blog visa a tornar o viajante mais consciente sobre a cidade, além de oferecer serviços de qualidade.
Boa viagem a todos!
Para sugestão de Bed&Breakfast em Trastevere, escreva para Roma em Português
Olá, Pat e Tina
Ficar hospedada na Via FIrenze é ruim? Aproveito para pedir uma indicação de visita ao subterrâneo do coliseu. Obrigada,
Alvany
Cara Alvany, leia o post http://guiaderoma.blogspot.com.br/p/hoteis-em-roma.html sobre como escolher a localização do teu hotel e o post http://guiaderoma.blogspot.com.br/2010/02/necropole-vaticana.html sobre como visitar a Necrópole Vaticana. Boa viagem!
Pat e Tina,
Melhor ficar perto de Termini ou em Travestere?
Obrigada, Andrea
Andrea, obrigada pelo comentário. Por incrível que pareça, não é uma pergunta fácil, pois depende do grupo. Se vai passar mais dias em Roma, sem fazer bate-e-volta pra nenhuma cidade, aconselho Trastevere.