A palavra de ordem para iniciar a falar da igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano é “palimpsesto”, mais precisamente no sentido que a história da arte e arqueologia italiana atribuem a este conceito. Um palimpsesto era na Antiguidade um pergaminho que tinha sido cancelado para que se pudesse escrever um novo texto, mas que possui resquícios das inscrições anteriores.
O conceito importante aqui são as diversas camadasque este documento possui, de períodos que se sucederam, e portanto com formas e significados diferentes.
 
Santa Maria Antiqua FOro Romano Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano

Breve cronologia da construção da Igreja de Santa Maria Antiqua

A igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano foi construída na metade do VI século aos pés do Palatino, perto da Casa das Vestais. A importância da descoberta desta igreja consiste na compreensão da urbanização do Foro Romano nos primórdios da Idade Média; seu funcionamento foi abruptamente interrompido no IX século por um terremoto, que a tornou impenetrável. É igualmente de fundamental importância para a História da Arte saber que tipo de programas iconográficos adornavam as suas paredes.

Santa Maria Antiqua palimpsesto Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano
 
Santa Maria Antiqua capela teodoto Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano
Esta igreja ficou “enterrada” por mil anos, até que Giacomo Boni, o grande arqueólogo que escavou boa parte do Foro Romano, encontrou-a em 1900.
Nos 300 anos em que a igreja funcionou suas paredes eram inteiramente decoradas. Hoje temos 250m² de afrescos de diferentes períodos, resquícios de opus sectile do final do período imperial. O afresco mais famoso é o palimpsestona parede da ábside. São  SETE camadas que fazem com que ela seja a pérola das igrejas paleocristãs; sobretudo se pensarmos no período da iconoclastia do império bizantino.
 
Santa Maria Antiqua decoracao pavimental Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano

As várias camadas de afrescos que podem ser vistas hoje

Podemos ver hoje afrescos do período de papa Martino I(649-653), Giovanni VII(705-707), papa Zaccaria(741-752), Paolo I(757-767). O oratório tinha uma decoração parietal de mosaicos, realizada pelo papa Giovanni VII, com estórias do Novo Testamento, com imagens da infância, milagres e da Paixão de Cristo e uma grande imagem de Maria “Regina” (Rainha) e o próprio papa Giovanni VII.
Santa Maria Antiqua mosaicos Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano
Interessante também os sarcófagos onde vemos algumas figuras de primeiras imagens cristãs, o espaço montado com objetos encontrados aqui, e até a reconstrução de um lustre antigo para podermos imaginar como era feita a ilumação do ambiente!
 
Santa Maria Antiqua sarcofago paleocristao Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano
 
As minhas professoras de História da Arte estão frenéticas com a abertura desta igreja, pois a estudaram nos livros, fizeram prova na faculdade sem nunca terem visto ao vivo os famosos afrescos!
Excursão aconselhada para quem já viu Coliseu, Fórum e Palatino e é apaixonado por História da Arte e Arte Medieval.
 
Santa Maria Antiqua afrescos Guia Roma Portugues - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano
Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular credenciada para Roma e Vaticano; a profissão e guia na Itália é regulamentada. Escreva a  Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
 
Fontes:
Aulas com a Dtssa. Simona Lupinacci
Enciclopédia Treccani
Santa Maria Antiqua tra Roma e Bisanzio”, Andaloro M., 2016
I sarcofagi del paradiso”, Bisconti F., 2004
Site da Superintendência dos Bens Culturais de Roma: http://archeoroma.beniculturali.it/santa-maria-antiqua/?q=node/4
 
guia de roma portugues foro romano - Igreja de Santa Maria Antiqua no Foro Romano

Gostou do post? Então clique no link a seguir para saber mais sobre a história do Cristianismo

Share: