Uma das ruas mais antigas e mais bonitas da cidade de Roma é a Via del Teatro Marcello.

 arco argentari sao jorge via marcelo guia brasileira - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura

A Via del Teatro Marcello

As construções desta rua (mesmo que dos edifícios mais antigos tenhamos somente as fundações) vão desde o período dos reis, mais precisamente ao segundo rei etrusco (Servio Tullio), que os arqueólogos denominaram “Area Sacra de Sant’Omobono” e vão até os prédios da prefeitura do período da arquitetura racionalista de Mussolini. Para quem é apaixonado por História e sente emoções em pisar em um chão que é caminhado há quase três mil anos, essa cidade nunca para de nos surpreender.
 
residencia pierleoni roma guia brasileira - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura
residencia crescenzi roma guia brasileira - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura
Não há documentos que digam que Rômulo fundou Roma, existe somente uma forte tradição e a famosa lenda. Mas na Área Sacra de Sant’Omobono (perto do Foro Boario, ou “feira dos animais”) foram encontrados vasos da Idade do Bronze (“cerâmica apenínica”, séc. XVI-XIII a.C.), vasos gregos do período geométrico (VIII séc. a.C.) e uma inscrição etrusca arcaica embaixo de um edifício, provavelmente um templo do final do VI séc. a.C., início do V séc. a.C.. que nos indicam uma presença muito antiga do Homem nesta zona e sobretudo uma atividade comercial entre gregos e etruscos a partir do VIII séc. a.C., que coincide com a data mítica da fundação da cidade, 753 a.C. e que por sua vez nos faz imaginar esta zona come um grande empório da antiguidade.
 templo portunus via marcelo guia particular roma portugues - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura

Templos e Teatros

Como disse antes, do período arcaico só existem fundações e resultados de cortes longitudinais do terreno, feitos pelos arqueólogos. Mas neste rua existe também o templo mais antigo que chegou até nós em excelente estado de conservação, o Templo de Hércules, do final do II séc. a.C.. Não podemos deixar para trás o Templo de Pórtunus, dedicado à divinidade fluvial, logo ali do lado e datado no início do I séc. a.C..
templo portunus foro boario guia particular roma portugues - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura
Logo ali do lado, temos o “Arco degli Argentari” (III d.C.) e uma passagem (hoje fechada pelo Ministério dos Bens Culturais) ao Foro Holitório (“a feira das verduras”). A maravilhosa igreja medieval de Santa Maria in Cosmedin (ou Bocca della Verità)foi construída em parte sobre a antiga Área Máxima de Hércules, um gigantesco altar, provavelmente construído antes da fundação da cidade e parecido com o altar de Ierone II, em Siracusa.
altar ierone II siracusa guia brasieira - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura

 

Edifícios medievais da Via del Teatro Marcello

Continuando o nosso percurso no tempo, encontramos parte das antigas residências medievais das famílias nobres dos Pierleoni (muito restaurada) e dos Crescenzi, para passar por edifícios do período do Mussolini e que pertencem à prefeitura, passando pela igreja de São Nicolau em Cárcere (construída entre templos antigos), para chegar ao Teatro Marcelo, com as três maravilhosas coluninhas do antigo templo de Apolo Sosiano (V – II séc. a.C.).
teatro marcello templo apolo sosiano guia brasileira - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura

Eu definiria esta zona como “as costas do Foro Romano”, pois hoje a porta principal da área arqueológica é a Via dei Fori Imperiali com os fóruns e o Coliseu

Considero interessante visitar esta zona, que além de linda e com interessantíssimos edifícios, muito provavelmente, pela sua localização aos pés do Palatino e perto do rio com a sua “confortável” ilha Tiberina, foi onde a cidade nasceu.
santa maria cosmedin bocca verita guia brasileira roma - Via del Teatro Marcello - 2500 anos de arquitetura

Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira para pedir seu orçamento.

Bibliografia:

“Guida archeologica di Roma”, F. Coarelli
Aula do Prof. Coarelli
Guida Rossa Touring
Enciclopédia Treccani on line: http://www.treccani.it/
Share: