O Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona é sede da nossa Embaixada em Roma.
Olimpia Maidalchini nasceu de uma familia de Viterbo sem origens nobres e muito simples; a garota era muito ambiciosa, esperta e até bem bonitinha. Todas estas qualidades a ajudaram a executar seu plano de subir na sociedade romana.
Seu primeiro marido foi um homem rico que morreu cedo. “Pimpa” (como era chamada) tinha somente vinte anos quando se casou de novo. Também desta vez, o novo marido tinha uns trinta anos a mais do que ela e se chamava Pamphilio Pamphilj. Este neo-marido era irmão de um tal cardeal, que depois de alguns anos se transformaria no famosíssimo Papa Inocêncio X.
Desta vez, o plano de Olimpia tinha mesmo funcionado.
Quando o segundo marido passou para a melhor, o poder de Donna Olimplia atingiu o seu máximo, dada à forte influência que ela exercia sobre o cunhado. Em pouco tempo, ela se transformou na conselheira mais preciosa do novo Papa, com muito poder e inumeras regalias. Embaixadores, artistas, comerciantes, políticos e todos os personagens importantes em Roma ofereciam presentes à ela para conseguir cair nas suas graças e serem apresentados a Inocencio X.
Olimpia mandava e desmandava como uma rainha. – Pimpa nao era bolinho!
Em 1655, poucas horas antes da morte do Papa Inocêncio X, a nossa “Pimpa” se sentiu ameaçada (dado que nao era por nada bem vista pelo povo), encheu dois baús de moedas de ouro, entrou numa carruagem e fugiu correndo da sua residência, para onde nunca mais voltou!
Conta-se uma lenda na qual o fantasma de Donna Olimpia aparece às vezes em uma carruagem negra em alta velocidade, atravessando Ponte Sisto, indo em direçao à Trastevere; coisas de Roma….
A residência de Donna Olimpia é o que hoje conhecemos como Palazzo Pamphilj. E’ uma construção maravilhosa de 1644-1650, do arquiteto Rainaldi, que também contribuiu para a contrução da igreja ao lado do Palazzo (a “capela” da família), Santa Inês em Agone.





Olá, eu sou a Patricia e me apaixonei por Roma em 1994, quando ainda era uma estudante de Artes Plásticas em Hamburgo. Desde então fiz várias viagens para estudar a Cidade Eterna e em 1998 me mudei para cá. No Turismo estou desde 2007, quando comecei a trabalhar com alemães. Sou guia credenciada em Florença e Roma e este blog é um elogio muito pessoal sobre a minha paixão pela cultura Clássica. Na minha equipe trabalham as melhores guias que falam português nas principais capitais italianas, escolhidas a dedo por mim ao longo dos anos.
