Este post é aquele que deveria ter sido escrito o mais tardar dois anos atrás, mas entre uma coisa e outra ficou sempre para depois. Quem não gosta de comprar uma lembrança do lugar que visitou? Aqui vão sugestões de souvenirs alternativos em Roma para quem já leu o post clássico: Souvenirs em Roma onde conto de uma loja que tem tudo (até máscara do carnaval de Veneza quiseram uma vez e eu não sabia indicar antes de conhecer esta), mas sobretudo aqui você encontra vendedoras simpaticíssimas que são brasileiras.
Souvenirs alternativos em Roma
Lojas sugeridas em Trastevere
Para os mais ousados que quiserem levar alguma coisa de alternativo para casa, vou sugerir “coisas do meu canto”, isto é, Trastevere, lojas de amigos que fazem coisas realmente especiais.
“Polvere di Tempo” – a loja do Adrian em Trastevere
O Adrian é um argentino simpaticíssimo e quando você entrar na loja dele pode até ser que ele esteja ouvindo Maria Rita. Arquiteto de origem italiana, Adrian hoje trabalha como artesão na sua loja, construindo mapas e clepsidras, mas, dito em um modo mais poético, ele produz com as mãos coisas que tem a ver com o espaço e tempo.
Adoro, por exemplo, o anel com o relógio solar coma escrita “Carpe Diem”, que foi uma das primeiras coisas que comprei aqui, duzentos anos atrás. Uma quantidade de pingentinhos com símbolos astrológicos, pulseiras, bússolas, marca-livros com a planta baixa de praças de Roma, broches e cadernos feitos à mão são exemplos do que você poderá encontrar aqui.
Polvere di Tempo
Via del Moro, 59
das 10h às 19h
Oficina della Carta – os cadernos da Gaetana de Trastevere
A Gaetana tem a formação clássica de artesã de livros e faz cadernos maravilhosos. Caixas de presente, papel de carta, estojos, porta-retratos, canetas-tinteiro, tintas e carimbos com letras e cera para fechar cartas – como antigamente 😉 . Óbvio que eu tenho o meu “P”!
Souvenirs alternativos em Roma
Oficina della Carta
Via Benedetta, 26b
das 10h às 13h – das 15.30 às 19.30h
Ivano Langella, ourives em Trastevere
Já pensou em comprar seu anel de noivado na Cidade Eterna? E se fosse de um artesão que produz poucas peças para que seu anel ou aliança seja ainda mais especial? O Ivano oferece uma grande variedade de jóias em prata, absolutamente pagáveis e com o toque de criatividade do artesão local.
Eu tenho o “meu Coliseu” (que até rima!), mas adoro tudo o que ele faz.
Ivano Langella
Vicolo del Bologna, 14
Marcar hora no celular: +39 333 420 9100
Na famosa feira de Campo de Fiori, existe um artesão que confecciona as próprias pulseiras de couro com nomes e frases famosas que lembram Roma, como “Veni, vidi e vici”, ou “SPQR”, os times de futebol da cidade ou nomes próprios, além de vender cintos de couro.
Esta é uma ideia de souvenir-lembrança para quem tem que levar vários presentes para sobrinhos, primos, etc.. as pulseiras são accessíveis e de excelente qualidade, além de possuir uma das principais características de do caráter da cidade, que é a excelência do trabalho manual.
Campo de Fiori (atrás da estátua do Giordano Bruno, que fica no meio da praça)
das 09h às 13h
E bons passeios na cidade eterna!
Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira para pedir seu orçamento.
Leave a Comment