Quem quiser experimentar o melhor cappuccino de Roma, com um dos baristas mais simpáticos de Roma, vai encontrá-lo num bar que se chama “Settimiano”, que fica em Trastevere, na esquina da Via Garibaldi com a Via della Lungara – de manhã bem cedo até às 13.00.
O cappuccino custa em média entre 0,80 e 1,50 euro, e pode ser bebido em xícara ou “al vetro”, num copinho de vidro. Pode ser “scuro” (escuro) ou “chiaro” (claro), isto é, com mais ou menos leite; “com molta schiuma” ou “poca schiuma” (muita ou pouca espuma de leite).
– Caffè or Caffè Normale ou Espresso. O básico.
– Caffè ristretto. Café baixinho, muito forte e concentrado.
– Caffè lungo. É o passo sucessivo do “ristretto”; servido também em xícara pequena ou copinho de vidro, tem mais agua e o faz um pouquinho mais fraco do que o anteriores. Mas é bem forte, também!
– Caffè americano. Servido em taça grande, tem bastante água adicionada; é o mais fraco que consegue tomar na Itália, para quem acha o expresso forte demais.
Se quiser adicionar leite, peça “un pò di latte per favore”!
E por aí vai!
Mas ninguém faz um cappuccino como o Alessandro do Bar Settimiano, que conhece o gosto e o nome de cada cliente seu, parte fundamental da vida trasteverina!
Faça-o uma visita, você não vai se arrepender!
Aqui o endereço:
Via di Porta Settimiana – 00153 Roma, Itália – 06 5810468.
Eles fecham aos domingos para repouso semanal.





Olá, eu sou a Patricia e me apaixonei por Roma em 1994, quando ainda era uma estudante de Artes Plásticas em Hamburgo. Desde então fiz várias viagens para estudar a Cidade Eterna e em 1998 me mudei para cá. No Turismo estou desde 2007, quando comecei a trabalhar com alemães. Sou guia credenciada em Florença e Roma e este blog é um elogio muito pessoal sobre a minha paixão pela cultura Clássica. Na minha equipe trabalham as melhores guias que falam português nas principais capitais italianas, escolhidas a dedo por mim ao longo dos anos.
