A Igreja de Santa Maria in Cosmedin
A graciosa Santa Maria in Cosmedin, mais conhecida como Bocca della Verità, foi construída sobre um antiquíssimo templo, acusam as suas fundações, com blocos de tufo do rio Aniene. Sobre o templo tinha sido erguido um pequeno oratório, e sobre esta minúscula estrutura foi construída a igreja no ano de 782.
A igreja celebra a missa em ritual grego ficou conhecida como “Kosmidion” (“ornado”) pela riqueza da sua decoração. No final do século XIX, a sua fachada que tinha sido adaptada à “moda barroca”, foi restaurada e após à remoção dos elementos barrocos, voltou a ter a sua maravilhosa fachada medieval. Seu pórtico medieval com arcadas e prótiro é único na cidade de Roma.
Arquitetura e decoração de Santa Maria in Cosmedin
O campanário românico é do século XIII e possui sete andares de janelas bíforas e tríforas.
À direita da entrada, vemos um monumento do XIII século, dedicado ao camerlengo do papa Calisto II.
O interior é composto por três naves, dividida por colunas retiradas de monumentos antigos, que dão um charme especial à igreja. No alto da nave central, restos de afrescos dos séculos VIII – XII.
Fantástico o círio pascal, o baldaquino gótico e o pavimento cosmatesco. Um verdadeiro bombom para os olhos!
A peça principal da “Bocca della Verità”
À esquerda, a ultrafamosa Bocca della Verità. Colocada aqui em idade moderna, criou-se uma lenda segundo a qual o marido ou esposa que inserissem a própria mão no seu interior, mas não fossem fiéis, teriam a mão cortada! Interessante a decoração medieval do portão de entrada, mão de obra românica do Vêneto, do século XI.
Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.







Olá, eu sou a Patricia e me apaixonei por Roma em 1994, quando ainda era uma estudante de Artes Plásticas em Hamburgo. Desde então fiz várias viagens para estudar a Cidade Eterna e em 1998 me mudei para cá. No Turismo estou desde 2007, quando comecei a trabalhar com alemães. Sou guia credenciada em Florença e Roma e este blog é um elogio muito pessoal sobre a minha paixão pela cultura Clássica. Na minha equipe trabalham as melhores guias que falam português nas principais capitais italianas, escolhidas a dedo por mim ao longo dos anos.
