Não dá para não falar duas coisinhas sobre o Museu Arqueológico de Siracusa, mais conhecido como “ah, o Paolo Orsi” entre os siracusanos.
Isso por que na virada do século XIX ao século XX, quando importantes cartas eram jogadas no mundo da arqueologia, um certo Paolo Orsi, do norte da Itália, veio à Siracusa e trabalhou por quase meio século dando voz a espaço e tempo que há milênios tinham sido esquecidos pelo Homem.
Todo o período anterior à colonização grega (necrópoles de Pantalica, Caltagirone, que nos conta das relações da população sícula com o mundo mediterrâneo) até o período do Império Bizantino, passando por catacumbas cristãs foi minuciosamente estudado pelo Orsi; em poucas palavras, este homem desvendou dimensões que até então nunca tinham sido ousadas neste território.
Dito isso, o museu existe desde 1878 e conta hoje com mais de 18.000 peças que representam a maior coleção da Sicília, e uma das maiores, neste gênero, da Europa.
Para enfrentar os 9.000m quadrados, aconselho uma granita de amêndoas e um café, antes de começar!
A “nova” sede do museu, inaugurada em 1988, é dividida em três áreas que representam faixas de tempo diferentes três planos diferentes.
“Começando pelo começo”, isto é, pelo setor A, aprendemos um pouco da curiosíssima formação geológica da Sicília e dos povos que aqui habitaram entre o Paleolítico e a Idade do Ferro. Tem também o molde de um elefante-anão.
Maravilhosas as cerâmicas do período entre o IV° e o III° milênio:
Na saída, aconselho escolher um bom restaurante para comer a pasta alle sarde com um Bianco D’Alcamo!
Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
Horários de Abertura
Segundas: fechado
De terça a sábado: 9.00 – 18.00
Domingos e feriados: 9.00 – 13.00
Tickets
Inteiro € 8,00
Meio (18-25 anos) € 4,00
Gratuito para menores de 18 anos
Site oficial: http://www.regione.sicilia.it/beniculturali/museopaoloorsi/
Endereço: Viale Teocrito, 66 – 96100 Siracusa
GPS: N 37.075480 – E 15.286016
Mais sobre a Sicília: Siracusa, Catânia, Trapani, Segesta, Palermo, Selinunte, Ginostra (ilhas Eólias) e Culinária na Sicília, uma introdução básica










Olá, eu sou a Patricia e me apaixonei por Roma em 1994, quando ainda era uma estudante de Artes Plásticas em Hamburgo. Desde então fiz várias viagens para estudar a Cidade Eterna e em 1998 me mudei para cá. No Turismo estou desde 2007, quando comecei a trabalhar com alemães. Sou guia credenciada em Florença e Roma e este blog é um elogio muito pessoal sobre a minha paixão pela cultura Clássica. Na minha equipe trabalham as melhores guias que falam português nas principais capitais italianas, escolhidas a dedo por mim ao longo dos anos.
