Roma e Florença em Português - Passeios em Roma com guia credenciada oficial em português.
  • Serviços
  • Turismo na Toscana
  • Itália
  • Subterrâneos
  • Passeios no Vaticano
  • Onde ficar em Roma
Visitas Guiadas Roma
    Passeios no Vaticano
Turismo na Toscana
Pontos turísticos de Roma
Subterrâneos
Onde ficar em Roma
Contato
    Sobre mim
Roma e Florença em Português - Passeios em Roma com guia credenciada oficial em português.
  • Visitas Guiadas Roma
    • Passeios no Vaticano
  • Turismo na Toscana
  • Pontos turísticos de Roma
  • Subterrâneos
  • Onde ficar em Roma
  • Contato
    • Sobre mim
Uncategorized

Basílica de São Lourenço, Milão

maio 4, 2013 by admin 2 Comentários

Aqui vai um pouco de Milão, já que tenho tido muitos viajantes para esta destinação, que vão passear com a nossa guia em português, Anna. Vamos abordar nesta matéria assuntos relacionados à Basílica de São Lourenço.

242349171 eb8682f0f2 b - Basílica de São Lourenço, Milão
Basílica de S. Lourenço, foto de Ciccio Pizzettaro

É um importante edifício da Igreja Católica em Milão, primeiramente construído na época dos romanos e modificado muitas vezes no decorrer dos séculos. Esta basílica é uma das mais antigas de Milão e foi construída fora dos muros da cidade, na Via Ticinese, uma estrada que ligava Milão à Pavia.

A basílica foi construída sobre uma colina artificial para evitar  de inserir os alicerces em terreno pantanoso, perto da principal entrada da cidade, a Via Ticinensis, perto do palácio imperial e do anfiteatro, de onde foram retirados parte dos materiais para a construção do templo. O complexo era circundado por vários cursos de água que se uniam para formar a Vettabbia, que é um canal para o qual afluem as águas piovanas milaneses, com direção às zonas agrícolas, ao sul da cidade.

A construção original foi feita entre o fim do IV séc. e início do V séc. e ainda têm-se muitas dúvidas a respeito de quem mandou construí-la. Alguns historiadores atribuem a sua construção ao imperador Valentiniano I (321 d. C.- 375 d. C.- ) ou Valentiniano II (371 d. C.-392 d. C.), através do Bispo Aussêncio (355 d. C.- – 372 d. C.). Outros historiadores datam a fundação desta igreja a um período posterior, entre 390 e 402, e atribuem a comissão a Teodosio I ou a Stilicone. Em todo o caso, no seu tempo, esta igreja era a maior com planta centralizada do seu tempo (planta baixa simétrica) no ocidente. A dedicação do templo a São Lourenço é atribuída no ano de 590, quando Milão já era dominada pelos longobardos.

colonne - Basílica de São Lourenço, Milão
Basílica de São Lourenço: Colunas de S. Lourenço, foto de Ciccio Pizzettaro

Nos séculos seguintes inicou-se uma grande decadência em Milão e na Itália, em geral. Apesar disso, a Basílica de São Lourenço continuou sendo frequntada pelos milaneses: como foi construída numa pequena colina artificial, adquiria o valor simbólico do Monte das Oliveiras e no Domingo de Ramos o bispo benzia os ramos e oliveiras e guiava uma procissão que ia da basílica ao centro da cidade, até a Basílica de Santa Tecla.
Os séculos XI e XII foram cenários de várias calamidades, como incêndios (sobretudo o terrível fuoco della Cicogna de 1071, que devastou a basílica) e terremotos, que abalaram as suas estruturas ao ponto de ser necessário iniciar os trabalhos de restauro entre os séculos XII e XIII. Na metade do séc XI, o espaço nas costas da basílica, chamado Vetra, foi escolhido para execuções capitais, costume que durou até o ano de 1840 e doi descrito pelo escritor Alessandro Manzoni na sua “História das colunas infames”.
Os novos muros da cidade medieval abraçaram a basílica em 1167, ao lado do novo “Porta Ticinesa”.

Por toda a idade média a Basílica de São Lourenço foi um símbolo de herança do império romano, particularmente depois da destruição dos outros resquícios romanos por Barbarossa. No Renascimento, o templo transformou-se num símbolo de cânone clássico perdido, procurado pelos humanistas, e foi estudado por Bramante, Leonardo e Juliano de Sangalo. São encontradas diversas referências em pinturas da época.
Dia 5 de Junho de 1573, a cúpola da basílica caiu repentinamente, graças a Deus, sem causar vítimas! Os trabalhos para a reconstrução foram concluídos em 1619.
Dutante o restauro aconteceu um milagre predito pelo arcebispo Carlo Borromeo: um ano antes da sua morte, em 1585, uma mulher doente foi curada na frente do quadro da “Madona do leite”, que ficava esposto na Praça da Vetra. A partir daí, as oferendas se multiplicaram e o trabalho de restauro foi acelerado. Em 1626, quando todos os trabalhos de restauro foram completados, o quadro da “Madonna do leite” foi transferido ao altar maior, onde se encontra até hoje.
Nos anos ’30 do século XX, o governo austríaco iniciou um desenvolvimento da Vetra (praça atrás da basílica): casas onde moravam curtidores de couro foram demolidas, o canal foi coberto e as execuções, abolidas. Depois dos bombardamentos de 1944-1945, as casas destruídas não foram reconstruídas e foi criado o Parque das Basílicas, do qual se tem uma linda vista do complexo.

Share:
Reading time: 4 min

Sobre mim

Olá, eu sou a Patricia e me apaixonei por Roma em 1994, quando ainda era uma estudante de Artes Plásticas em Hamburgo. Desde então fiz várias viagens para estudar a Cidade Eterna e em 1998 me mudei para cá. No Turismo estou desde 2007, quando comecei a trabalhar com alemães. Sou guia credenciada em Florença e Roma e este blog é um elogio muito pessoal sobre a minha paixão pela cultura Clássica. Na minha equipe trabalham as melhores guias que falam português nas principais capitais italianas, escolhidas a dedo por mim ao longo dos anos.

Busca no Blog

Visita guiada aos Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basilica de S. Pedro com guia particular

Visita guiada aos Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basilica de S. Pedro com guia particular

setembro 13, 2011

Reveillon 2013 em Roma

outubro 25, 2012

Reveillon 2012

novembro 17, 2011

Bate-e-volta a Lanciano

setembro 15, 2013

O Coliseu para brasileiros

fevereiro 4, 2010

Assuntos tratados

afresco afrescos romanos agua arqueologia arredores de roma barroco em roma bate e volta Bernini Caravaggio centro histórico de Roma comer em roma compras em roma curiosidades de Roma dicas de Roma escultura Florença guia brasileira guia brasileira em roma guia de Roma em português guia de turismo na Italia historia do cristianismo idade media em roma igrejas igrejas de roma italia para brasileiros italia serviços turísticos Museus museus de roma passeio cultural roma Passeios alternativos em Roma roma ao ar livre sicilia subterrâneos de Roma Toscana tour com guia particular tours com guia na Italia trastevere Uncategorized viagem incentivo Italia viagem na italia viagem na italia com guia viagem na Italia com guia em português viagem à Italia com guia visita guiada em Roma visita guiada Museus Vaticanos

Página Fan no Facebook

Protegido contra cópia

Protected by Copyscape

Guias de turismo particulares em outras cidades européias

Rafaella em Hamburgo:
http://viagemhamburgo.com/

Nicole e Pacelli em Berlim:
http://www.agendaberlim.com/

Camilian em Munique;
http://www.destinomunique.com.br/

Cristina em Barcelona:
http://www.soldebarcelona.es/

Rita, no Porto
http://www.oportoencanta.com

Priscila e Rafael em Lisboa
https://www.cultuga.com.br

Andrea em Madri:
http://www.descubramadrid.com

Osimar em Paris:
osimarpinheiro@gmail.com

Laura em Paris:
www.lauraemparis.com

Transfers em Paris:
http://www.telmafrancetour.com/

Monica em Londres:
http://www.inlondonlondon.com/
Tina em Londres
https://londrespravoce.com/contato/

Gisele na Suécia
http://viajarpelaeuropa.eu/

Juliana na Suíça:
http://www.euandopelomundo.com/

Magê em Milão
http://www.milaonasmaos.it/

Posts recentes

  • Melhores sorvetes de Roma fevereiro 26, 2021
  • Curso história online Itália setembro 5, 2020
  • Visitar Bolonha! novembro 27, 2019
  • Canova, Eterna Beleza novembro 3, 2019
  • Museu das Termas de Diocleciano outubro 24, 2019

Arquivo do blog

Load More...
Siga meu Instagram!
© 2017 copyright PREMIUMCODING //Todos os direitos reservados
Blog com conteúdo original, estudado e trabalhado movida por uma grande paixão. Antes de utilizar este conteúdo, por favor entre em contato.