Salas de Rafael, Museus Vaticanos, Salão de Constantino

As salas de Rafael dos Museus Vaticanos são originalmente aposentos papais dos mais importantes: aqui transitaram os papas Alessandro VI e Julio II, documentos foram assinados, reuniões de importantíssimos temas foram enfrentadas! Por que sugerimos que você faça uma visita guiada às Salas de Rafael?

  • Relembro que a profissão de guia de turismo na Itália é regulamentada, portanto é necessário

que o profissional escolhido seja um GUIA  – e não ACOMPANHANTE – credenciado.-

Os afrescos mais famosos que aqui existiram e que não existem mais são de Pinturicchio, umrefinado pintor de origem Umbra, como tantos no Renascimento, que trabalhou para o Papa Alessandro Borgia… mas quando o Papa Julio II assumiu a cátedra de São Pedro, achava tão antipático o seu antecessor que não suportava ver os afrescos que ele tinha mandado realizar para decorar esta parte tão importante dos palácios. Então, o que ele fez? Chamou  o Rafael, um outro pintor Umbro que ainda era jovem, mas prometia muito, para afrescar sobre as paredes decoradas anteriormente.

Como sempre, foi realizado um plano iconográfico por teólogos da corte papal, e Rafael de Sanzio afrescou os ambientes de novo. Isso aconteceu entre 1508-1524 e estes afrescos são tão lindos, além de ser um documento importante sobre a propaganda de Julio II; Rafael era um gênio, e é por esta combinação artística “diabólica” que se vem hoje aos Museus Vaticanos para ver os trabalhos do grande mestre.

visita guiada vaticano salas rafael 1 - Visita guiada Salas de Rafael - Museus Vaticanos

Visita guiada às Salas de Rafael, Museus Vaticanos, Salão de Constantino com guia particular em português

Normalmente começamos pelo “Salão de Constantino“, na realidade o último afrescado por Rafael, e até nem “tocado” por seus pincéis, por que infelizmente ele morreu muito cedo, em 1520. Quem finalizou este salão foi um outro gênio, que era até sei aluno, chamado Júlio Romano. Se você já tiver ido ao Coliseu, já terá ouvido falar do imperador Constantino e aqui poderá ver aqui “o filme” dos momentos importantes da sua vida: o momento da visão no céu das palavras “IN HOC SIGNO VINCES” (isto é, “com este símbolo vencerás”), e assim por diante. Este salão tem paredes de 7 por 8 metros de comprimento, imagine proporções monumentais para estes afrescos!

O segundo salão é chamado de “Heliodoro” e nos conta uma passagem do Antigo Testamento no qual Heliodoro tenta roubar os tesouros da Sinagoga,mas é surpreendido durante a sua fuga. O ponto de funga nos indica um sacerdote rezando e o ápice da cena com a expulsão do ladrão foi todo deslocado para a direita. Em uma das paredes Rafael realizou a cena do Papa Júlio II em Orvieto, presente durante a missa na qual aconteceu o milagre eucarístico no século XIII: olha aí, amigos que adoram milagre eucarístico, tem um bem pertinho de Roma; menos famoso no Brasil, mas é sempre milagre eucarístico e é tão importante que foi imortalado pelas mãos do Rafael!  Mas nem era isso que queria contar! Queria dizer que nesta cena foram representados membros de importantes famílias de Roma do século XVI e que são relmente impressionantes estes retratos!

visita guiada vaticano salas rafael 2 - Visita guiada Salas de Rafael - Museus Vaticanos

Salas de Rafael, Salão de Leão Magno: O encontro de Papa Leão Magno com Átila, rei dos Unos

O terceiro salão é o primeiro que Rafael afrescou e… é considerado a sua obraprima, tanto que um detalhe desta imagem que você verá no seu lindo ticket de entrada nos Museus Vaticanos! Chama-se “Sala da Assinatura”, traduzido ao pé da letra. O afresco mais “importante”, se é o que os outros são menos (!),  é a “Escola de Atenas“. Este detalhe do centro que está no ticket dos Museus Vaticanos mostra Platão e Aristóteles. Ao redor deles há uma infinidade de personagens importantes do passado, como Heráclito, Diógenes, Zenão, Averroé, Parmênides e se briga ainda por uma representação ou não de Hipácia, uma mulher muito importante que tinha uma escola na cidade antiga de Alexandria.

visita guiada vaticano salas rafael 3 - Visita guiada Salas de Rafael - Museus Vaticanos

Salas de Rafael, Salão de Leão Magno: O encontro de Papa Leão Magno e o Castelo de Óstia Antiga

A quarta sala também é linda e nos conta episódios da história de igreja e do papa Leão Magno (Papa na metade do V século) com Átila, o rei dos Unos. O encontro no qual se previa uma devastação da cidade de Roma por estes bárbaros foi impedido pacificamente pelo grande papa, e se transformou quase em um mito! Curioso aqui é o Castelo de Óstia Antiga que pertencia a Júlio II e foi representado neste afresco, deslocando Papa do início do cristianismo no espaço e no tempo, criando não pouca confusão para os visitantes de hoje!

E daqui prosseguimos para a Capela Sistina!

As cenas possuem retratos de Leonardo da Vinci, Michelangelo, auto-retrato de Rafael, pisos maravilhosos e tetos também ricamente afrescados. Se achar que é o tipo de coisa que você e a sua família curtirão fazer, já peça o seu passeio com a integração das Salas de Rafael!

Reserve seu passeio com a equipe de guias de turismo cerdenciadas que fala português mais competente de Roma!

Share: