Vila D'Este em Tivoli com guia em português

O cardeal de origem nobre e humanista, arcebispo de Milão a apenas 10 anos(!),  por uma brincadeira do destino nunca seria escolhido Papa em um conclave… mas Ippolito II D’Este (1509-1572) estava designado a entrar para a galeria dos imortais pois graças à sua origem e bom gosto, não poderia ter escolhido melhor lugar e arquiteto para a sua Villa D’Este em Tivoli!

 villa deste jardins guia portugues - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Visite a Vila D’Este em Tivoli com guia em português

villa deste guia roma portugues cascatas - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Quem foi o cardeal D’Este

O cardeal D’Este foi nominado governador de Tivoli em 1549 e logo iniciou a comprar diversas propriedades para anexar ao antigo convento beneditino, por sua vez antiga mansão romana, com os trabalhos dirigidos pelo genial Pirro Ligorio.

 

villa deste guia roma portugues bacia carpas - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Muitos papas são hoje conhecidos por nós, graças às obras de urbanística, arquitetura e arte que comissionaram no passado, como Sisto IV (que mandou construir a Capela Sistina), Júlio II (que mandou afrescar a Capela Sistina, esculpir o famoso Moisés do seu mausoléu), e assim por diante.

Ippolito D’Este, como disse antes, não chegou a ser Papa, mas hoje em dia, quando for à  Versailles ou Vaux-Le-Vicomte, deverá pensar ao grande cardeal, pois foi ele que inspirou a construção criação destas maravilhosas mansões com jardins com a sua magnífica Villa D’Este.

villa deste guia roma portugues fonte orgao chafarizes - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

 

villa deste guia roma portugues fonte orgao - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

 A arquitetura da Villa D’Este

O sonho em forma de palácio e jardins com uma quantidade estonteante de jogos de água transformam este passeio numa experiência sensorial quase lisérgica: são 51 fontes e ninfeus com 398 chafarizes, 364 jatos, 64 quedas d’água e cascatas, 220 bacias e tanques alimentados por quase 1km de tubos hidráulicos de águas do rio Aniene e pequenos afluentes.

Essa “coreografia aquática” é coordenada por uma genial “máquina hidráulica”, verdadeira obraprima que funciona exclusivamente através do princípio dos vasos comunicantes. Pirro Ligorio leu Vitrúvio e Frontino, tecnologia romana de ponta, para resolver todas as questões e planejar o lindo teatro de água.

villa deste guia roma portugues cem fontes - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Aqui vemos a água tomar inúmeras formas: em “ebulição”, “tempestade”, “chuva”, “raios de sol” e em outros casos é combinada ao ar para imitar cantos de pássaros e animais, trombetas ou até um órgão.

villa deste guia roma portugues fonte ovato - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Decoração do interior da Villa D’Este

Na mansão do cardeal D’Este encontramos afrescos de “velhos conhecidos” como Cesare Nebbia e Girolamo Muziano, grandes manieristas que afrescaram salões impotantes dos Museus Vaticanos e Federico Zuccari, que conhecemos da Igreja de Jesus.

villa deste jardins guia portugues salao fontana - Villa D'Este em Tivoli com guia em português
villa deste guia roma portugues salao hercules - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

A decoração inteira é digna de uma visita, com destaque para a Sala Tiburtina que representa a (misteriosa) origem da cidade de Tivoli com os irmãos Tiburto, Catilo e Corace que desembarcam no Lácio.

villa deste jardins guia portugues salao sacrificio noe - Villa D'Este em Tivoli com guia em português

Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Como chegar na Vila D’Este em Tivoli

Villa D’Este, Tivoli
Piazza Trento 5
Tickets inteiro: € 8,00. Tickets reduzido: € 4,00.
Abertura: das 09.00-17h no inverno e das 08.30h às 19.45h no verão
Fecho: 01 Janeiro, 25 Dezembro e segundas feiras.
Site oficial: http://www.villadestetivoli.info
Como chegar em Tivoli com os meios de transporet: veja post sobre a Villa Adriana
De carro: A24, a aproximadamente ~35km de Roma

Share: