Verona é uma cidade romântica pelo menos desde o primeiro século antes de Cristo, com seu cidadão-poeta Cátulo, que viveu entre 84 ou 87 a.C e 57 ou 54 a.C.. Para você ter uma ideia, um homem apaixonado que escreve à sua musa o chamado “Carmen n.5”, com alguns versos do tipo:
Versos de Cátulo
“(…) Dá-me mil beijos, depois um cento,
e mais mil, depois outro cento,
depois outros mil, e mais cem.
Em seguida, quando juntarmos muitos milhares,
misturamo-los, para que não saibamos
ou nenhum malvado possa invejar-nos,
quando souber que tantos foram os beijos.(…)”
não pode não ser extremamente romântico, não é mesmo?!
Monumentos da Verona romântica
Quando estiver na Praça das Hervas (Piazza delle Erbe), não se esqueça de olha para o alto do edifício da Loggia del Consiglio e mandar um beijo a Cátulo, este veronense tão romântico, imortalado na segunda imagem da esquerda para a direita. Aliás, ele está bem acompanhado, pois também estão presentes o arquiteto Vitrúvio e Plínio o Velho, pois são todos personagens ilustres desta cidade!
Por curiosidades, bem ali, na Praça das Hervas, ficava o antigo Fórum da Verona romana. A cidade antiga nunca foi escavado e nunca será pela preciosidade dos edifícios que foram construídos ao longo dos milênios.
Verona é circundada pelo rio Ádige, do ponto de vista estratégico muito prático, mas do ponto de vista estético, bela e romântica! Quando a admiramos do alto do Castel San Pietro parece um quadro com suas igrejas, torres e a famosa ponte.
A Ponte di Pietra (ponte de pedra) foi construída no II a.C. para ligar a antiga estrada romana de nome Postumia que estava no trecho entre Aquiléia, uma cidade antiga importante do Adriático, e Gênova, e tinha aproximadamente 400km de extensão. É, os romanos não brincavam em serviço… hoje em dia é sobre a Ponte di Pietra que os românticos veronenses fazem as declarações de amor e pedidos de casamento. Verona pode ser mais romântica?
Em Verona existe a famosa Arena, onde há 94 anos, isto é, desde 1913 realizam-se espetáculos de Ópera durante o verão. O primeiro foi feito para comemorar o centenário do nascimento do artista Giuseppe Verdi. Para este evento vieram espectadores dos quatro cantos da Europa para assisti-lo… o sucesso foi tão grande que nunca mais pararam!
Montar uma viagem à Itália a partir de uma data para ver a ópera na Arena não é uma má ideia.
Ver uma Ópera na Arena de Verona foi uma das experiências mais inesquecíveis da minha vida.
Amarone: o vinho romântico dos arredores de Verona
Nos arredores de Verona, existe uma região com várias colinas, chamada Valpolicella. É aqui que se produz um vinho prá lá de especial que chama-se Amarone. Este vinho foi desenvolvido no início do século XX e é uma evolução de um vinho mais antigo chamado Recioto, dos mais antigos conhecidos na Itália e já mencionado em textos do IV séc. d.C..
A sua peculiaridade é que é feito a partir dos cachos de uvas mais bonitos do vinhedo que são cuidadosamente colhidos um por um, transportados em um ambiente arejado e colocados aparoximadamente 2 meses para secar. Quando perdem 50% do peso, chegam na quantidade ideal de açúcar para a produção do vinho, por isso estão prontos para ser macerados.
O resultado é um vinho de cor intensa, bem estruturado, com notas de cereja, frutas vermelhas, chocolate e especiarias. É um vinho que apesar de ter uma elevada gradação alcoólica, permanece elegante e perfeitamente equilibrado.
Quanta paixão e romanticismo existe na produção deste vinho!
Já se passaram 15 dias que voltei de Verona e ainda ouço várias árias na minha cabeça da grande noite.
Endereços:
1) Meu almoço mais gostoso foi na Osteria Giulietta e Romeo, no Corso Sant’Anastasia, 27.
2) Não preca o cappuccino cremosíssimo no charmosésimo Caffè Borsari, Corso Porta Borsari, 15d,.
3) Fique no apartamento de uma simpaticíssima brasileira que mora em Verona há 20 anos, a Maria Angela, escreva um email para ela: necagege@tin.it
Verona é muito mais do que você pode imaginar, reserve dois dias nesta cidade pra lá de romântica! Para fazer um passeio com guia particular em português em Verona ou degustação de Amarone, escreva para https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato
Patrícia, queremos muito agradecer pela atenção e qualidade no seu atendimento! Realmente vocês fizeram a diferença! Tanto nos passeios como na ajuda em remanejar TUDOOOOOOO de ultima hora por conta do problema de vôo que tivemos. A Marcia foi uma guia maravilhosa, paciente e de muitos conhecimentos, que realmente fez a diferença em nossa visita ao Vaticano e Roma Antiga. Correu tudo perfeito! Novamente, obrigada! E esperamos, realmente, voltar pra Itália e ganhar conhecimentos e experiências com vocês!
Flavia,
muito obrigada pelas palavras! Somos todas apaixonadas por Roma (e pela Itália!) e adoramos quando os clientes ficam entusiasmados com o patrimônio histórico-cultural deste país; é o nosso objetivo! Estamos aqui de braços abertos esperando por você e sua família!