Santa Pudenciana e um pouco de sua história – A rua que conhecemos hoje como Via Urbana chamava-se na antiguidade Vicus Patricius exatamente pelo fato de ter construções de patrícios, isto é, de pessoas ricas da na antiga Roma.
Santa Pudenciana
Um pouco de história da igreja de Santa Pudenciana
P
érola do bairro de Monti e construída sobre termas de Novato do III séc. d.C., por sua vez construídas sobre as termas da casa do senador Pudente, no I século, esta maravilhosa e discreta igreja teria surgido onde São Pedro fundou o primeiro oratório de Roma, segundo a tradição.O senador Pudente (ou Prudente, em português), é mencionado nas cartas de Paulo (Timóteo 2:4): (…)21 Procura vir antes do inverno. Eubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.(…) e ainda hoje são feitos esforços pelos Historiadores do Cristianismo para identificar com precisão a identidade de todos os personagens envolvidos nestas cartas.
Não sabe-se se o “Prudente” da carta é o dono da casa ou filho do dono da casa.
A parte dos subterrâneos infelizemnte não está ainda aberta ao público e só foram descobertas na virada do século XIX para o século XX!

Erguida nos IV-V séculos sob os papas Sirício I e Inocêncio I, esta igreja se apresenta a nós hoje a pelo menos 5m abaixo do nível da rua (Via Urbana), com fachada afrescada e redesenhada no século XIX e campanário do final do século XI, um dos primeiros da cidade.
A relíquia da igreja seria uma tábua de madeira sobre a qual São Pedro teria rezado missa e ordenado bispos durante a sua estadia em Roma.
O seu interior foi dividido em três naves em 1588 por Francesco da Volterra, inglobando as antigas colunas que vemos hoje graças ao restauro do século XX.
A nave da esquerda possui a riquíssima capela da família Caetani, com seu milagre eucarístico de marcas de óstia transformada em sangue na pequena escadaria do altar. A capela Caetani foi finalizada pelo grande Maderno – arquiteto que simplesmente realizou a fachada da basílica de São Pedro e possui uma riqueza de mármores dignas de um dicionário de mármores antigos – fica, normalmente fechada ao público, que pode observá-la através do portão de ferro. Explêndido (definitivamente um dos meus preferidos!) o mosaico da ábside do V século com o Cristo entre as santas Prassede e Pudenciana coroando Pedro e Paulo. Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.
Via Urbana, 160
Monti
Horário de abertura: das 09.-12 e das 15 às18h
Leave a Comment