Roma e os lugares históricos religiosos
Nesta matéria abordaremos temas relacionados a Roma e seus lugares históricos religiosos. Estou indo para o 18° ano de Roma e essa cidade não pára de me fazer apaixonar e estudar assuntos interessantíssimos. Depois da História e Arqueologia, há algum tempo a minha curiosidade sobre a religião fez com que começasse a concentrar a minha atenção completamente no tema do homem Jesus, a Paixão e as implicações deste fato histórico em Roma.
Naturalmente esse tema foi estudado por mim superficialmente já na minha primeira viagem à Itália, em 1995. Como estava aqui estudando História da Arte aplicada, precisava entender um pouco do Novo Testamento para poder saber como os temas da paixão foram desenvolvidos e compostos pelos grandes nomes da arte ocidental.
Sempre gostei do tema da “Anunciação”, logo aprendi sobre a “Visitação”, como nao amar a “Adoração dos Magos”, em especial a do grande de Leonardo da Vinci, a (s) famosa(s) Pietá(s) do Michelangelo, a “Vocação” de vários santos, em especial as representações de Caravaggio dos santos Paulo e Mateus, o “Batismo de Cristo”, e por aí vai.
Visitar Roma é visitar a cidade que teve o seu destino marcado após a transformação em capital da religião católica com a construção dos primeiros templos da então nova religião – e isso é sem dúvida, um dos aspectos mais curiosos desta cidade. Imaginem bem, uma religião proibida mas praticada por 300 anos e que, de um dia para o outro, teve seus maiores templos erguidos pelo próprio imperador!
Fica aqui a dica de um ponto de vista para a sua visita à Roma, seguirão mais e mais específicos sobre a aurora do cristianismo!
Gostou dessa matéria sobre lugares históricos religiosos em Roma?! Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
Leave a Comment