Como evitar filas e museus cheios em Roma

As informações são transmitidas na velocidade da luz hoje em dia, portanto chegou a hora de falar sobre como evitar museus cheios e filas em Roma. Seriamente e com os pés no chão, pois na vida real não existe abracadabra. Até certo ponto é possível iniciar os passeios bem cedo, coisa que eu já fazia sozinha em 1994…

  • – Relembro que a profissão de guia de turismo na Itália é regulamentada, portanto é necessário

que o profissional escolhido seja um GUIA  – e não ACOMPANHANTE – credenciado para fazer qualquer tipo de passeio cultural –

Como evitar museus cheios e filas em Roma

Os Museus Vaticanos oferecem um ticket para entrar antes da abertura, por exemplo; ao Coliseu e área arqueológica ainda vale a regra de chegar bem cedo para poder curtir o monumento mais vazio…. mas se você abrir seus horizontes ao que Roma oferece, é muito provável que tenha uma experiência inesquecível na cidade eterna.

Cinco lugares para evitar os Museus cheios de Roma – Passeio cultural alternativo

Todo mundo que lê este blog tem um amigo ou parente que comentou o fato dos museus da Itália estarem cheios, das filas, etc.. Efetivamente, em 2018 passaram 15 milhões de pessoas só em Roma, o que significa mais de 40.000 pessoas transitando na capital italiana POR DIA. Por essa razão, se você estiver vindo passar férias na Itália, é importante gastar um pouco de tempo para se informar como evitar os museus cheios da Itália. Seriamente.

como evitar filas museus vaticanos - Como evitar museus cheios e filas em Roma

Museus Vaticanos vazios às 7.30h da manhã

A Itália possui mil, repito em algarismos 1000, sítios UNESCO. Trata-se da maior concentração de patrimônios da humanidade em um só país e este número se deve ao fato que a história da mundo ocidental nasceu (Império Romano) e cresceu (Idade Média e Renascimento) aqui.

Ora, seguindo o raciocínio dos números, não é matematicamente possível que em Roma exista só Vaticano e Coliseu a serem visitados. Roma é repleta de monumentos antigos, museus e igrejas importantíssimas a serem admiradas; a mesma coisa vale para os arredores de Roma. Aqui pertinho, num raio de 50km você têm pérolas que seus pensamentos não poderiam sonhar (mas o meu bloco de notas, isto é, o blog que você está lendo agora), pode informar!

Evitar as filas dos museus famosos: a Via del Teatro Marcello em Roma

Só no centro de Roma, a Via del Teatro Marcello é um dos lugares mais lindos e surpreendentes, que tem a ver com a fundação (real, não mítica) de Roma. Aqui você já poderia passar um dia inteiro visitando os monumentos. Se começar o passeio no Fórum Boário, já vai dar de cara com dois templos antigos no meio da rua, monumentos com mais de 2000 anos de idade. Se isso não é um senho passeio cultural de enorme impacto, penso que nada o será!

como evitar filas via teatro marcello - Como evitar museus cheios e filas em Roma

Via del Teatro Marcello em Roma

Evitar as filas dos museus famosos: os Museus Capitolinos

Todo mundo vai à Grécia ver a Acrópole de Atenas, mas pouca gente sabe que a colina “Capitolino“, no centro histórico de Roma é a antiga acrópole de Roma;  ao contrário da acrópole grega, que hoje é uma área arqueológica, onde você entra pagando um ticket, a antiga acrópole de Roma é um espaço que foi constantemente re-desenhado ao longo dos milênio e adquiriu várias arquiteturas e funções e é hoje a prefeitura da cidade – um unicum no mundo. Basta entrar nos Museus Capitolinos, um museu onde não há filas para entrar, para ver uma coleção de cair o queixo, inclusive as fundações do antigo templo dedicado à Júpiter do período da Roma dos Reis, isto é 753-509 a.C..

Evitar as filas dos museus famosos: O bairro de Trastevere

Trastevere, conhecido como bairro boêmio de Roma, é um território que era ocupado pelos Etruscos antes da fundação de Roma; é o primeiro bairro multiétnico da Roma Imperial (27 a.C.-476 d.C.) e hospitará as primeiras comunidades de cristãos da capital do império. Se você tem uma guia que sabe te levar por este percurso, terá um passeio cultural simplesmente inesquecível!

como evitar filas roma trastevere passeio cultural 1024x1024 - Como evitar museus cheios e filas em Roma

Como evitar filas em Roma visitando monumentos meno conhecidos

Evitar as filas dos museus famosos: A Appia Antiga

A 4k do centro, você tem a Via Appia, que é uma área enorme e também é tombada, de uma beleza inimaginável, com histórias de 2500 anos a serem contadas pelo seu percurso. Do Museu dos Muros Aurelianos  até o Circo de Maxêncio voce pode fazer uma viagem no tempo em um passeio ao ar livre, mas que é como se fosse um museu de tão precioso, experiência de viagem tipicamente e somente possível aqui em Roma!

como evitar filas roma passeio appia antiga - Como evitar museus cheios e filas em Roma

Tomba de Cecilia Metella, I a.C., via Appia Antiga

Evitar as filas dos museus famosos: Óstia Antiga

A apenas 40 minutos de Roma com o trem você chega na área arqueológica de Óstia Antiga, isto é, uma antiga cidade de porto do período romano com ruas, armazéns, termas, restaurantes, teatro, enfim, tudo o que uma cidade antiga de um certo nível de importância tinha direito a ter na antiguidade. São 40 hectares de cidade que foram excavados, os arqueólogos calculam que correponda à metade da extensão da cidade antiga. Uma pérola, e além de tudo perfumadíssima pelos pinheiros que aqui existem por todo lado.

Evitar as filas dos museus famosos: a ilha Tiberina

Aparentemente uma ilha, como você viu tantas na sua vida, em Roma nada é ordinário, tudo é extremamente extraordinário. Essa ilhazinha fluvial que chama-se Ilha Tiberina, tem hoje um dos hospitais mais importantes de Roma;  mas “curar” na ilha é uma antiga tradição do IV século a.C., pois aqui foi erguido o primeiro templo em homenagem ao deus Esculápio, a 2300 anos atrás. Na Antiguidade a ilha era completamente decorada por mármores que acentuavam a sua forma natural, transformando-a em um navio.

ilha tiberina como evitar filas roma - Como evitar museus cheios e filas em Roma

Ilha Tiberina, a ilha fluvial de Roma também é monumento!

Nós estamos aqui e em Florença para recebê-lo com guias credenciadasde altíssimo nível cultural para apresentá-lo a tudo isso. Boa preparação à sua viagem!

Share: