Uma boa dica para quem se apaixona pelos mistérios dos subterrâneos é a Basílica de São Nicolau em Cárcere.

san nicola carcere roma guia portugues - Basílica de São Nicolau em Cárcere

A rua onde ela fica, a Via del Teatro Marcello, é uma das mais interessantes de Roma, pois começa com templos antiquíssimos – na verdade, fundações de templos republicanos no que os arqueólogos chamam de Area Sacra di Sant’Omobono, temos os Templo de Hércules, o Templo de Portunus, passando por antigas mansões-fortes medievais e vai até às construções de edifícios da prefeitura, realizados pelo Mussolini! É ú-ni-ca.

Basílica de São Nicolau

Aqui, contruída sobre três templos antigos, em 1128 foi construída a Basílica de São Nicolau em Cárcere.

nave central sao nicolau carcere guia brasileira - Basílica de São Nicolau em Cárcere

A basílica é dividida em três naves com colunas de monumentos antigos (“colonne di spoglio“). O altar tem um afresco do século XIX, de Vincenzo Pasqualoni, que representa a Glória de Cristo entre a Virgem e São Nicolau.

O teto  da nave central possui três escudos: do Cardeal Martini (titular da igreja em 1865), de Pio IX (centro), o da igreja oriental (altar). Os afrescos da nave central são de Guido Guidi (1865-1866) e representam dez cenas da vida de São Nicolau.

guia de roma afresco altar sao nicolau - Basílica de São Nicolau em Cárcere

Digno de nota é também o cucifixo (séc. XIV) no final da nave da esquerda, que, como afirma a inscrição da nave da direita, moveu os olhos durante uma missa celebrada por São Gaspar del Bufalo (sacerdote da ordem dos Missionários do Preciosíssimo Sangue) no final do século XIX.

A parte mais fascinante desta igreja são… os subterrâneos; para quem acompanha o blog, sabe que onde tiver uma escada para subterrâneos, eu vou descer e olhar!

A maquete que a associação cultural que cuida da igreja nos propõe nos serve de guia para quando estivermos nos subterrâneos.

reconstrucao templos basilica sao nicolau carcere guia roma - Basílica de São Nicolau em Cárcere

O templo do lado Sul era dedicado à deusa do pantão romano, Esperança, e tinha sido construído no ano de 254 a.C.; o templo meio era dedicado à deusa Juno Sospita, construído em 147 a.C.; o templo do lado Norte era dedicado ao deus Jano e tinha sido construído em estilo jônico, no ano de 260 a.C., após a vitória contra os cartagineses, durante a primeira guerra púnica.

subterraneos sao nicola guia brasileira roma - Basílica de São Nicolau em Cárcere

Nos subterrâneos é emocionante ver o antigo nível da estrada, os enormes blocos de tufo e travertino que sustentam a igreja, o pódio e as escadas do templo do lado Norte, colunas em peperino, além da capela bizantina do VII século.

 

pavimento espinha peixe subterraneos guia de roma brasileira - Basílica de São Nicolau em Cárcere

Se  você gosta de subterrâneos, veja São Clemente,Via Appia, as catacumbas, Santa Cecília, Necrópole Vaticana

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira para pedir seu orçamento.

Santa Maria in Cosmedin, Templo de Portunus, Teatro Marcelo

Share: