![Assis Medieval assis cidade medieval ruelas guia brasileira em roma - Assis Medieval](https://www.romaemportugues.com.br/wp-content/uploads/2017/10/assis_cidade_medieval_ruelas_guia_brasileira_em_roma.jpg)
Assis é uma cidade que manteve a estrutura urbanística medieval, as casas e os palácios feitos em pedra, com as sacadas cheias de floreiras, muito bem cuidadas pelos habitantes. Para quem tem mais familiaridade com as cidadezinhas da França, Assis poderia ser comparada com St-Paul-de -Vence: é uma cidadezinha pitoresca, no alto de uma montanha de 450m sobre o nível do mar (bem mais alta que a cidade francesa), circundada por ciprestes, vinhedos e campos cultivados por cereais e grãos.
Bate-e-volta Assis Medieval, para ver uma cidade medieval com “alguma coisa a mais”
Ir à Assis é uma experiência sempre especial, pois além da cidade ter mantido a estrutura e edifícios medievais, é a cidade onde nasceu São Francisco, que, mesmo para quem não é católico, há de convir que a atmosfera desta cidade é única.
Ir de trem
Para ir de trem é muito fácil, apesar da ligação ser feita com um trem Regional direto, e não com um Intercity, que teria facilitado ainda mais a nossa vida, mas partimos com o trem das 07:58h e às 10:07 descemos em Assis! Se pegar o trem das 16.24, vai chegar em Roma às 18.30h e vai ter feito um passeio inesquecível!
A estação fica embaixo, no vale, por isso temos um motorista, o Andrea, que nos leva, comodamente ao centro histórico, no alto dos 450m de altura, passando pelos campos cultivados.
Eu acho fundamental dar uma parada na Santa Maria dos Anjos, pois ver a Porciúncola, primeira sede dos “franciscanos”, doada pelos beneditinos, é uma grande emoção.
Repito, mesmo que você não seja fiel, Francisco foi um homem estraordinário que fez coisas estraordinárias, muito à frente do seu tempo e merece a admiração mesmo de quem não é católico praticante!
Quanto aos bate-e-volta a partir de Roma aconselhamos cidades onde o trajeto não dure mais do que duas horas; o que não queremos, é que você veja horas de asfalto ou trilhos, pois seu tempo aqui é precioso!
O nome “Porciúncola” refere-se à uma perquena porção de terreno que foi doada a São Francisco pelos beneditinos, onde tinha uma das três igrejas que São Francisco restaurou, originalmente construída no século VIII .
Para fiéis, logo atrás da Porciúncola tem a “Capela do Trânsito”, onde morreu São Francisco.
O que ver em Assis, além de São Francisco
Já falamos em outros posts do nosso itinerário básico de Assis pelo centro histórico, aqui:
https://www.romaemportugues.com.br/2014/12/15/uma-paixao-chamada-assis/ ; e aqui falmos do percurso ligado aos lugares de São Francisco, onde o sant viveu e meditou:
https://www.romaemportugues.com.br/2017/04/09/assis-de-sao-francisco/. Mas hoje vou falar simplesmente da beleza da Assis medieval, a mais especial das cidades medievais!
Praticamente a inteira cidade e seus monumentos, do mais “baixo” (a Basílica de São Francisco) até à Rocca Maggiore lá no alto, são Patrimônios UNESCO.
A fachada da Catedral de São Rufino (santo mártir e padroeiro da cidade, morto no III século) é considerada uma obraprima do estilo românico umbro, dividida em três partes. A longuíssima construção iniciou no XI século mas só foi finalizada e consagrada no XIII século.
Os portões principais são decorados com grifões e e leões (simbologia normalmente ligados à tribú de Daví, à qual Jesus pertencia). Na luneta central, tem um baixo relevo com o Cristo no centro, a Virgem amamentando à esquerda e São Rufino à direita.
Normalmente as igrejas medievais têm uma rosácea (elemento arquitetônico em cima do portal que filtra a luz, ligado ao Evangelho de João)… mas Sâo Rufino tem três! E a rosácea central é circundada pelos símbolos dos quatro evagelistas. Aqui São Francisco e Santa Clara foram batizados
As ruazinhas com suas casas em ótimo estado de consevação são únicas! Passear na cidade medieval, percorrendo-a da Basílica de Santa Clara à Basílica de São Francisco em “zigzag” vai te transportar no tempo, há 800 anos atrás.
Isso para não dizer que comer ou levar para casa algumas coisinhas aqui, seria um pecado! A gianduia parea os gulosos de chocolate, é uma delícia! Comprei a gianduia na Pasticceria Santa Monica (endereço no final deste post).
Eu também sempre levo molhos com tartufo e azeite, e para quem gosta de lentilha, a desta zona é considerada a melhor da Itália. Desta vez parei na loja Emozioni Francescane e fiquei satisfeira com os produtos (endereço no final deste post).
Mas não tem jeito, adoro as jóias do Fausto, que já se transformou numa pequena “coleção”. O famoso “tau” é a última letra do alfabeto hebraico e é como São Francisco assinava as suas cartas.
O Fausto, ourives de Assis, desenvolveu uma linha toda baseada no Tau de São Francisco que adoro. A última novidade são as rosáceas da Basílica de São Francisco – em ouro rosa (foto) ou prata – e desta vez levarei pra casa também um pedaçinho da Basílica de São Francisco no pescoço!
O percurso de Assis Medieval conta com as clássicas Basílica de Santa Clara e São Franciso, mas a Catedral de São Rufino, Igreja de Santa Maria Maggiore, Igreja de Sant’Apollinaire
Endereços:
Catedral de São Rufino (centro histórico)
Piazza San Rufino, 1
Igreja de Santa Maria Maggiore (centro histórico)
P.ZA VESCOVADO, 2/A
Igreja de Sant’Apollinare (centro histórico)
Capodaqua di Assisi
Porciúncola (Santa Maria dos Anjos, fora docentro histórico)
Via Capitolo dell Stuoie, 23
Doce, café e Gianduia!
Pasticceria Santa Monica, AssisVia Portica, 4
Molhos, azeite, tartufo, pastas, etc
Emozioni Francescane
Via di San Francesco, 12A
Jóias do Fausto, “Humilis”
Via San Francesco, 14 – Assis
ou em Roma:
Vacanze Romane
Via Rusticucci 10, Roma
Tel: 06 68300215
A cidade de Assis é linda, maravilhosa, a história é fantástica e tudo isso ficou mais emocionante ainda nas explicações da Patrícia e Constança. Temos que agradecer a oportunidade de fazer esse tour. Isso não tem preço!
Carmen Júlia e Luís Antonio Teixeira de Camargo