Museu Barracco de Roma

Olha que delícia que é ter dinheiro, como o Barão Giovanni Barracco (1829-1914), e gastar comprando obras de arte antigas: este ilustre senhor tinha uma paixão por arte grega e línguas mortas e fundou o Museu Barracco de Roma.

Fundação do Museu Barracco de Roma

Ele foi amigo do Giuseppe Fiorelli, um dos arqueólogos que escavou Pompéia, e com os conselhos de Wolfgang Helbig e Ludwig Pollak, recebeu a melhor consulência para iniciar a sua coleção, sobretudo expandindo o seu interesse às artes egípcia, assíria e cipriota que permitiria ter uma melhor compreensão da arte grega (do primeiro catálogo da coleção, realizado em 1893). 
 
Para o pessoal que tem voltado à Roma, como a Eutália, Roberto, e muitos outros que se amam arquitetura e arte, é um programa imperdível!

 

O objetivo desta coleção era colocar num mesmo espaço achados arqueológicos para que fosse possível realizar um estudo comparadodo desenvolvimento da arte do Mediterrâneo a partir do caráter de cada cultura.
Quem conhece o sabor de coleções que possuem um “fio de Ariana”, vai ver aqui excelentes peças das primeiras dinastias egípcias (peças trazidas pra cá durante o período imperial) curiosos relevos parietais de arte assíria com representações de muitos arqueiros e cenas de deportação – adoro o gênio alado de joelhos. 
 
Imperdível a parte dedicada à arte da ilha de Cipre (onde era explorado o cobre desde o III milênio antes de Cristo), que no passado absorveu influências fenícia, grega, assíria, egípcia e persa até ser transformada numa província romana, no ano de 58 a.C..
A parte de maior importância é dedicada à arte grega, que conta com excelentes cópias de originais de Míron, Fídias, Policleto e Lisippo, além de muitos originais gregos, “muitos” para uma coleção privada.

 

O Museu Barracco fica bem no centro, entre as praças Navona e Campo de’ Fiori e, neste momento é gratuito! 
Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
Endereço: Corso Vittorio Emanuele II, 166a
Abertura: 
Junho – Setembro das 13.00 às 19.00 (ingresso permitido até às 18.30)
De 3a à domingo
Outubro – Maio
Das 10.00 às 16.00 (ingresso permitido até às 15.30)
24 e 31 de dezembro: das 10.00 às 14.00 (ingresso permitido até às 13.30)

Fechado:segundas, 1 janeiro, 1 maio e 25 dezembro

Museus em Roma:

Museus Vaticanos
Palácio Altemps
Museu do Palatino
Museus Capitolinos
Museu Etrusco
Galleria Borghese
Museu Barraco
Palácio Máximo
Coleção de arte do mediterrâneo em Romaguia de roma em portuguêsmuseu centro histórico
Comentários (0)
Adicionar Comentário