Circo do Maxêncio

Circo do Maxêncio: Na Páscoa, adoro ir à Via Appia para tomar um vinho no gramado de monumentos antigos. Roma é muito isso, como Alice no País das Maravilhas, é uma inteira maravilha com zilhões de portas que nos levam a mundos antigos.

 O vinho é um Rapitalá gelado!
No terceiro milho da minha amada Via Appia, temos um complexo de construções composto por três edifícios grandes e um enorme: é a Vila de Maxêncio, com o circo e o mausoléu de Rômulo.

Já que do pobre Circo Máximo (Circo do Maxêncio) não sobrou nada além de um terreno irregular, determinado pelas atividades do antigo circo, mas de construção, nadinha mesmo, para ver muros importantes realizados em opus listatum do IV século d.C., a melhor coisa é fazer um pulo na Appia Antica; em várias ocasiões da vida, não nos resta nada além de ir à Appia e encher os olhos de beleza antiga.

Passeando por onde, antigamente, os cavalos corriam.

E será que Maxêncio teria pensado que um belo dia aviões passariam sobre o seu circo?

O Circo do Maxêncio foi uma gigantesca construção com capacidade para 10.000 espectadores, da qual ainda podemos apreciar os muros, as torres e parte da spina.

 

O Palácio Imperial ainda deve ser escavado e foi construído sobre uma estrutura da idade republicana e o Mausoléu de Rômulo (como era chamado o filho do imperador) é uma estrutura redonda de 33m de diâmetro e que, naturalmente, lembra o Pantheon. Esta construção continha os restos mortais da família imperial.
Hoje ainda podemos ver somente os nichos e alguns afrescos com cavalos.

Para compreender as cidades italianas e seu patrimônio são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

césar maxêncioguia de roma em portuguêsruínas de circo em romavia appia
Comentários (2)
Adicionar Comentário
  • pat

    Aceitadíssimos! Muito obrigada pela lembrança!!!