arqueologia, curiosidades de Roma, dicas de Roma, Passeios alternativos em Roma, visita guiada em Roma
A Ilha Tiberina
Já falamos que a cidade de Roma é um museu ao ar livre, no post sobre a minha amada ViaAppia; às vezes penso quantas pessoas que por aqui passeam vêem a Ilha Tiberina como um dos seus monumentos mais importantes.
Sol nascendo na Ilha Tiberina
Naturalmente a origem geológica da ilha é tufácea, como todo o terreno da cidade, mas a sua origem mítica é ligada à expulsão dos tarquínios. O mito diz que a ilha se formou com o depósito de grão desta família, quando o último rei foi expulso, em 509 a.C. e os preciosos depósitos de grãos deste rei foram jogados no rio.
– Relembro que a profissão de guia de turismo na Itália é regulamentada, portanto é necessário
que o profissional escolhido seja um GUIA – e não ACOMPANHANTE – credenciado. –
A igreja de São Bartolomeu
Durante o período imperial, quem passou por aqui deve ter visto a ilha no seu máximo explendor, coberta de templos (Júpiter Jurário, Fauno, Belona, Gaia, Tibre e Veiove) e decoração marmórea que aproveitava a forma natural da ilha para decorá-la como se fosse um navio!
Resto da decoração marmórea da ilha
Desta decoração, infelizmente sobrou muito pouca coisa, mas é realmente emocionante, para um apaixonada como eu, descer nos subterrãneos de todos os palácios da ilha para ver o que resta: algumas colunas e muitas fundações de templos antigos.
Eu, tendo um “troço” ao ver as fundações do antigo templo
Coluna medieval, subterrâneos
Uma possível reconstrução da ilha, no tempo do império,
facilita a imaginação!
Um templo dedicado ao deus da medicina, Esculápio, foi construído no início do III séc. a.C.; o atual hospital em 1584, mantendo a tradição milenar do caráter curativo da ilha. Na antiguidade, o escravo que fosse curado aqui pelo deus Esculápio, adquiria a sua liberdade!
Detalhe delicioso da Torre Caetani, sobre a Ilha Tiberina
Emocionante passar sobre a ponte Fabricio, do ano 64 a.C, e visitar as duas igrejas: São Bartolomeu na ilha e São João Calibita. Assuntos que vou tratar mais pra frente, fique ligado!
Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.
Leave a Comment