A Praça de Espanha, com a escadaria da Trinità dei Monti é uma das praças mais famosas de Roma. O nome da praça se refere ao edifício da embaixada do país ibérico junto à Santa Sede.

turismo roma praca espanha - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca

No centro da praça tem a Fontana della Barcaccia (“barco feio”), realizada no início do período barroco, esculpida por Pietro Bernini.

praca espanha roteiros personalizados - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca

Monumentos da Praça de Espanha e história da Praça

O tema do barquinho que está afundando se refere ao marco de uma das piores inundações do Rio Tibre. Anos antes tinha sido encontrado um barco exatamente onde vemos a escultura hoje. Urbano VIII comissionou esta fontana a Pietro Bernini, que é alimentada pelo mesmo aqueduto da Fontana di Trevi.

No séc XVIII, esta praça era a entrada principal de Roma, por isto contava com inúmeras pousadas, que os viajantes adoravam encontrar tão rapidamente depois da longa viagem – por isto, esta região era conhecida como o “bairro dos estrangeiros”.

Bem no cantinho à direita da escadaria, você vê a casa onde morou o poeta inglês John Keats, que morreu em 1821. Hoje a casa foi transformada em um museu dedicado à sua memória e do poeta Percy Bysshe Shelley.
No canto esquerdo da escadaria, tem uma casa de chá, a Babington’s, fundada em 1893.

praca espanha noite guia brasileira - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca

A escadaria de Espanha

A extravagante escadaria de 135 degraus foi inaugurata pelo Papa Bento XIII, durante o ano Jubileu de 1725. Ela foi realizada graças a um financiamento francês para ligar a Embaixada Burbônica Espanhola à Igreja da Trindade dos Montes.

O projeto leva o nome de Francesco De Sanctis, vencedor da licitação com a sugestão dos terraços enfeitados com canteiros, os quais durante a primavera são ricamente adornados com muitas flores. O efeito cenografico é perfeito: à medida que nos aproximamos, mais vontade temos de subir seus degraus até o obelisco que está lá em cima e nos aproximar da igreja.

Aí esta’ mais uma característica da arquitetura barroca: longas e profundas perspectivas que acabam em construções monumentais.

A Igreja Trindade dos Montes na Praça de Espanha

praca espanha igrejas guia de roma portugues - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca

Carlo VIII, rei da França, mandou construir a igreja em 1495 com uma grande navada com seis capelas de cada lado.
A façada de Carlo Maderno, como vemos hoje, foi finalizada no final do séc. XVI, quando Sisto V fez a rua da igreja, a Via Sistina. O convento ao lado e a igreja foram entregues aos Irmãos Menores da Ordem de São Francisco de Paola.
No interior encontramos algumas obrasprimas, como a “Deposição”, e a “Assunção” de Daniele da Volterra ( seguidor de Michelangelo).

As redondezas da Praça de Espanha: o Café Greco

Bem em frente da Praça de Espanha, nasce a Via dei Condotti. Esta rua chamada assim pela canalização que recolhia a água da chuva. Aqui você encontra o histórico Caffè Greco, que foi fundado em 1760. Este café é famoso por ter sido sempre um ponto de encontro de artistas e intelectuais. Aqui vão uns nomes de ilustres visitantes, para você ter uma idéia: Stendhal, Goethe, Byron, Liszt, Keats, e Hans Christian Andersen. Vale a pena entrar e tomar um café só para ver a decoração original do período em que foi fundado. Aviso também que neste caso, o preço é “normal”, isto é, para todos os bolsos!

cafe historico roma tour personalizado guia portugues - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca
P1050752 - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca
A taça do cappuccino, que pedi com leite de soja e eles já tem!

Indo em direção à Coluna dedicada à Virgem Maria, você chega na Via Frattina, com as lojas chiquíssimas. Aqui há o Palazzo di Propaganda Fide (Prédio da Propagação da Fé), que pertence à Santa Sede. Inicialmente esta construção foi progetada por Bernini, mas o Papa Inocêncio X o substituiu com o arquiteto Borromini em 1644. Aqui aprendemos como reconhecer o inconfundível estilo do Borromini! A divisão de uma superficie em côncava e convexa: o movimento creado destas intercalações faz deste edifício um dos mais interessantes exemplos de arquitetura barroca em Roma.

Lojas da Praça de Espanha

Lojas para fazer ótimas compras perto da Piazza di Spagna:

  • Roberto Cavalli , Dolce e Gabbana, Versace,  Yves Saint Laurent , Amina Rubinacci, Gucci , Ermenegildo Zegna , Gattinoni , Roberto Cavalli,  Loro Piana, Moschino, Fendi.
praca espanha lojas moncler - Praça de Espanha em Roma: arte e arquitetura Barroca

Lojas na via delle Carrozze : Mila Schon , Valentino , Nautica,  Il Portone.
Nia & Co  na via Vittoria.

Para o guia de compras que eu fiz, veja  a página https://www.romaemportugues.com.br/compras-no-centro-de-roma/

Sapatos e acesórios nos arredores: Furla, Yamamay, Nazareno Gabrielli ,  Cesare Paciotti, Louis Vuitton.

Onde é e Como chegar na Praça de Espanha

  • Metrô A – estação Piazza di Spagna
  • Ônibus: 160, 490, 71, 80, 85, 913, S06 (com este último se desce aos pés do Capitólio e seria aconselhável pegar na Via del Corso o 62, 63, 492, 51 ou 628)
Share: