Roma Barroca” é o termo que o mundo do Turismo atribiu ao passeio do centro histórico de Roma, que tem uma predominância de contruções do período Barroco.

O que é a Roma Barroca?

roma barroca piazza navona guia brasileira - Roma Barroca

 

Este estilo nasceu nas ultimas décadas do século XVI em contraposição à Reforma Protestante e tinha como objetivo conquistar o observador, seduzindo-o através da beleza, que neste momento era comunicada na exageração da expressividade das formas e expressões do corpo humano, na ampliação dos ambientes através cálculos de perspectiva, na comunicação entre o espaço interior e exterior dos edifícios utilizando linhas curvas, na utilização de linhas côncavas e convexas, no dinamismo dos grupos escultóreos, na utilização de mármores coloridos… e na linguagem criada pelo gênio qe foi Caravaggio.

barroco teto igreja jesus guia brasileira roma - Roma Barroca
Roma Barroca

O que ver de Barroco em Roma:

O maravilhoso centro histórico oferece praças de vários tamanhos, largos e ruelas que foram se instaurarando sobre construções anteriores, e que por isso têm a forma que vemos hoje: em alguns lugares muito irregular, em outros, desenhada com o  compasso, como é o caso da Praça Navona. Esta praça foi desenhada por Bernini, sob ordem do Papa Inocêncio X, um dos personagens que fizeram de Roma no seu tempo uma cidade Barroca.

barroco praca roma guia brasileira - Roma Barroca
As praças monumentais com edifícios barrocos são Navona, Praça de Espanha, com a famosa escadaria do De Specchi e “fecho” do Palácio de Propaganda Fide, feito pelo Borromini; a Fontana de Trevi, do arquiteto Nicola Salvi. Mas não faltam praças menos famosas, também maravilhosas, que completam a “colcha de retalhos” arquitetônica do centro histórico monumental e fazem com que o centro seja considerado um museu, ou como um famoso ator de cinema disse: “Roma é uma sala de estar para ser atravessada na ponta dos pés” (Alberto Sordi).
barroco fonte praca guia brasileira - Roma Barroca
Roma Barroca

 

A Igreja de Sant’Ivo alla Sapienza é considerada uma das obras primas do Borromini, é a igreja da sede original da faculdade, fundada em 1303 pelo papa Bonifácio VIII – arte hermética e cheia de significados, a produção arquitetônica de Borromini é considerada uma arte feita não para o povo, mas para a educada e refinada nobreza, capaz de interpretar o significado das suas obras

 

barroco afresco santo inacio - Roma Barroca

Isso para não falar da explêndida Igreja de Jesus, a primeira igreja da Companhia de Jesus, de Inácio de Loyola. Ali perto tem também o enorme Colégio dos Jesuitas, realizado por ordem do Papa Gregorio XIII, homem iluminado que mandou fazer alguns dos mais maravilhosos afrescos dos Palácios Vaticanos.

E para coroar a tua experiência no mundo Barroco, nada melhor do que visitar a Galleria Borghese, verdadeiro antro do pensamento barroco e a Igreja Santa Maria della Vitória.

galeria borghese turismo em Roma - Roma Barroca

 

Quem fez o Barroco de Roma

Não há obra sem uma ordem de uma ordem precisa de comissão. Entre os nomes que comissionaram obras no período barroco temos o Papa Urbano VII Barberini, Inocêncio X Pamphili, Alexandre VII Chigi, Scipione Borghese. Entre os arquitetos-artistas, além de Bernini e Borromini, temos Pietro da Cortona, Carlo Maderno (que realizou nada mais nada menos do que a fachada da Basílica de São Pedro), Raggi, Carracci e Baciccia, Andrea Pozzo, Sebastiano del Piombo.

Conhecer o centro histórico de Roma significa entrar no mundo mágico do estilo Barroco, aprender a apreciar sua filosofia e seus edifícios, seus maiores mestres Bernini e Borromini, com uma boa dose de Caravaggio.

barroco escultura guia brasileira roma - Roma Barroca

 

Exceções por que Roma é Roma

Ao passear pelo centro será inevitável o encontro com monumentos como o Pantheon ou com o que sobrou do Templo de Adriano, as colunas das Termas de Nero ou as arcadas das Termas de Agripa, naturalmente monumentos da Antiguidade. É interessantíssimo entender o que aconteceu no tecido urbano de uma cidade que vive o que chamamos hoje de “centro histórico” há mais de dois mil anos.

pantheon roma Barroca guia portgues - Roma Barroca

 

Para fazer um tour na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.  
Share: