Roma em Português

Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix

Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix

Lucus Feroniae foi um antigo santuário sabino ao norte do Lácio, aos pés do MonteSoratte, já ativo no VIII século a.C. (40 minutos de Roma) e dedicado à deusa Feronia, equivalente à Perséfone (ou Proserpina), cuja festa era celabrada dia 13 de Novembro. Strabone nos conta sobre a celebração de um ritual onde “pessoas possuídas pelo demônio” caminhavam sobre brasas e cinzas com pés descalços, sem que se ferissem.
Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix
O santuário foi destruído por Aníbal em 211 a.C., século que coincidiu com a chegada dos romanos.
A Colonia Julia Felixfoi fundada no I séc. a.C. e foi próspera até à queda do Império Romano, quando perde-se completamente a memória da sua existência, que só será redescoberta na metade do século XX, quando estavam trabalhando para construir a grande autoestrada que liga a Itália de norte ao sul, a A1.
guia brasileira em Roma, Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix, Anfiteatro
Incrível poder passear de novo, “longe de Roma” sobre estradas romanas de dois mil anos de idade. O que vemos hoje no sítio arqueológico é um “antiquário” (museu), com as peças mais preciosas encontradas aqui. Atrás do museu existe uma pequena área arqueológica com um fórum, duas termas e restos de um antigo teatro.
Ofertas à deusa Feronia, Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix, guia brasileira em ROma
Incríveis as ofertas à deusa Feronia: cabeças em cerâmica (pedindo proteção), animais ou membros do corpo, anéis, pulseiras, estatuetas, pratos ou colares em pasta vítrea, pequenos vasos de vidro que continham perfumes ou cremes perfumados. Aqui também tem uma tessera, ingresso para entrar no anfiteatro, como no Coliseu.
Infelizmente os mosaicos policromáticos dos pisos dos ambientes ao redor do Fórum estão cobertos e não podem ser vistos.

Reconstruçao Grafica Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix - guia brasileira em Roma

No mais, é uma linda surpresa poder visitar mais um precioso sítio arqueológico do inexaurível patrimônio italiano, em especial, dos arredores de Roma.

 
Fui premiada com um lindo dia de sol e adorei conhecer mais uma área arqueológica pertinho de Roma. 
Forum, Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix, Mosaico pavimental das termas, guia brasileira
Este passeio é aconselhado para quem já viu pelo menos Óstia Antiga, Villa Adriana, Cerveteri e Palestrina.
Patricia Carmo, Lucus Feroniae, Colônia Julia Felix
A área arqueológica fica no km 18 da Via Tiberina e pode-se chegar aqui através da saída “Fiano Romano” da Autosole e a entrada é gratuita.

Para visitar Roma e seus arredores com uma guia profissional que conhece o território e estuda há anos, por favor solicite seu orçamento aqui:  https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *