Roma em Português

Bernini é o Barroco

Não é um segredo que sou apaixonada pela história antiga e tardo-antiga, mas com a grande exposição sobre Bernini que comemora os 20 anos da re-abertura da Galleria Borghese, chegou o momento de falar do período Barroco, inciando a instigar a sua curiosidade através do homem que foi o maior representante deste período ou estilo: estamos falando do grande Bernini, que é capaz de causar tanto estupor e admiração entre espertos ou leigos em arte! 
Apolo e Dafne
Bernini viveu entre 1598 e 1680 seus longos 82 anos e sobreviveu 8 papas!
Chegou até nós uma anedota sobre o início da sua carreira, já no início da sua adolescência, quando foi levado ao papa Paulo V,  curioso para conhecer o tal jovem genial. O papa então pediu a ele que desenhasse uma “cabeça”. E o jovem Gian Lorenzo respondeu “Que tipo de cabeça?”, mostrando que conhecia as diferentes representações entre um Cristo, um profeta, um apóstolo, etc.; já naquele período Bernini tinha sido comparado ao grande gênio do Renascimento, Michelangelo, pelo papa e pelo Cardeal Scipione Borghese.
Davi do Bernini
Bernini é descrito pelas pessoas que o conheceram como um homem de baixa estatura, magro e elegante, com olhos pungentes e brilhantes; seus raciocínios eram extremamente velozes e o seu modo de falar era refinado e continha muitas vezes um duplo sentido, uma grande ironia. 
É o artista que sabe fazer apaixonar os papas, nobres e reis. Bernini será amigo de Cristina da Suécia, rainha protestante que abdica ao trono a favor do Catolicismo (esta história é já um capítolo que deve ser escito separadamente!), vem morar em Roma (no Palácio Corsini de Trastevere) e faz e acontece na vida cultural romana do século XVII. Bernini foi à França e preparou o modelo para a estátua equestre de Luis XIV, que nunca foi realizada, mas cujo modelo podemos apreciar na  coleção da Galleria Borghese.
Santa Teresa, Bernini
Apesar de ser um escultor e arquiteto, Bernini era louco pela pintura e seu trabalho, uma vez escrutinado pelos últimos históricos da arte, pode ser considerado como uma escultura que tem uma forte inspiração na pintura, quase em uma tentativa impossível de imitá-la – e vemos isso facilmente nos infinitos e milimétricos detalhes das suas esculturas e na intenção em definir os diferentes materiais representados: uma folha, a carne humana, um tronco de árvore. Observe “Dafne e Apolo”, por exemplo.
Além de esculturas, obras de arquitetura e pinturas, Bernini realizou cenografias e escreveu 22 comédias!
Abacuc, Bernini
Um homem com estas características finalizou e transformou a basílica de São Pedro como nós a conhecemos hoje, com seu altar e cattedra de San Pietro, com o baldaquim, com as quatro esculturas na base das colunas que sustentam a cúpola.
Anjo do Bernini, Ponte Sant'ANgelo
Para quem chega de Florença em Roma, nada mais natural do que imergir-se no mundo Barroco, que foi uma consequência natural do Renascimento, e mais do que natural, sobrenatural, pois o Barroco vai propor ilusões de ótica e falsas perspectivas, e tudo isso faz com que este estilo seja muito sedutor. Aliás, sedução é a palavra de ordem do período da contra-reforma, para não deixar de mencionar o papel fundamental que a arte vai exercer nas discórdias entre católicos e protestantes – tema que vai ser aprofundado logo mais neste blog.
Santa Veronica, Bernini
Obras do Bernini podem ser vistas na Piazza Navona, Ponte Sant’Angelo (na frente do Castel Sant’Angelo), na igreja   Santa Maria della Vitória, Basílica de São Pedro, Santa Bibiana,  Galleria Borghese, São Francesco a Ripa, Santa Maria del Popolo, para citar as mais importantes.
 
Quando vier à Roma, delicie-se com o Barroco da Galleria Borghese, além da Basílica de São Pedro e das igrejas principais deste período: Igreja de Jesus, Santo Inácio e Santa Maria della Vitória.
Para um passeio com uma guia profissional em português, por favor preencha os dados da sua viagem e solicite um orçamento aqui: https://www.guiabrasileiraemroma.com.br/contato
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *